Correio da Cidadania

Em defesa da rede federal de saúde do RJ

0
0
0
s2sdefault

No último dia 9 de abril ocorreu uma reunião preocupante na Casa Civil, liderada por Rui Costa, que teve como objetivo discutir a "Intervenção" nos hospitais federais do Rio de Janeiro. As presenças da Ministra Nísia e da Ministra Ester Dweck, como espectadoras, demonstram a gravidade do assunto tratado nesse encontro, que envolve o fim da Rede Federal do Rio de Janeiro por meio de uma divisão entre o Estado, Município, Ebserh, Rede Conceição, PPP e OSs.

É lamentável que, mesmo após resistência contra a desestruturação da rede nos governos Temer e Bolsonaro, isso esteja ocorrendo durante o governo de Lula. É necessário que o presidente Lula e a ministra Nísia se posicionem sobre esse assunto, pois o presidente se elegeu com um discurso contrário à privatização em áreas essenciais para o desenvolvimento econômico do país.

Como Lula pode concordar com uma política tão prejudicial ao SUS? Onde está a biografia de lutas democráticas e defesa do SUS da ministra Nísia? Como tal proposta, diante da sua magnitude, pode ser cogitada, às vésperas da 4° Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, sem observar os princípios e diretrizes de Gestão Participativa, e sem qualquer avaliação do Controle Social? Como podem permitir a transferência da gestão para o estado, município e Ebserh, entidades que não conseguem gerir adequadamente seus próprios equipamentos de saúde? Em relação à Ebserh, quais melhorias ela trouxe para os Hospitais Universitários?

Tudo isso está sendo "planejado" sem nenhum diálogo com o controle social do SUS, os movimentos sociais e sindicais, violando a Constituição Federal. O desmonte já começou, com a transferência de patrimônio, imóveis e servidores para outros órgãos. É necessário impedir a privatização e o desmonte da rede! Essa rede só funciona de forma integrada e é responsável por procedimentos de alta complexidade, que as demais redes não fazem. Os servidores e os movimentos sociais precisam se manifestar! Não se iludam, servidores! Se a rede acabar, vocês serão esquecidos até serem extintos. No futuro será priorizada a contratação da mão de obra precária, os concursos públicos serão abolidos (como nas secretarias estadual e municipal do Rio) e a Constituição jogada no lixo.

Portanto, é essencial unir forças com todos aqueles que realmente desejam defender a rede federal e o SUS. Vamos barrar o desmonte! Na próxima terça-feira, dia 24/04, às 14horas, gestores do Ministério da Saúde de Brasília estarão no Rio de Janeiro. Vamos nos unir e dizer não ao desmonte da rede federal! Exigimos concurso público e reestruturação da carreira!

Assinam:

Sindicato dos Enfermeiros
Sindicato dos técnicos de enfermagem
Sindicato dos Auxiliares Técnicos
Sindicato dos Nutricionistas
Sindicato dos Farmacêuticos
Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais
Sindicato dos Psicólogos
Sindicato dos Assistentes Sociais
Sindicato dos Médicos,
Sindicato dos Fonoaudiólogos
Federação Nacional dos Médicos,
Sindicato dos Trabalhadores no Combate às Endemias e Saúde Preventiva
Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social
Fórum de Saúde

*Gostou do texto? Sim? Então entre na nossa Rede de Apoio e ajude a manter o Correio da Cidadania. Ou faça um PIX em qualquer valor para a Sociedade para o Progresso da Comunicação Democrática; a chave é o CNPJ: 01435529000109. Sua contribuição é fundamental para a existência e independência do Correio.

*Siga o Correio nas redes sociais e inscreva-se nas newsletters dos aplicativos de mensagens: 
Facebook / Twitter / Youtube / Instagram / WhatsApp / Telegram  

 

0
0
0
s2sdefault