Irmãos Nazario lançam discos solo
__

Por Alexandre Pavan
f

Os irmãos Zé Eduardo e Lelo Nazario são exemplos de extrema competência e rara habilidade tanto como compositores quanto como instrumentistas. Começaram a carreira artística muito jovens, na década de 70, participando de shows e gravações de grandes nomes da música instrumental, a exemplo de Hermeto Pascoal e Egberto Gismontti.

Nos anos 80, formaram em São Paulo o já histórico Grupo Um, juntamente com Rodolfo Stroeter e Teco Cardoso. O conjunto foi uma espécie de "cooperativa" musical, para todos aqueles novatos explorarem e experimentarem suas muitas idéias musicais. Era o tempo do teatro Lira Paulistana, localizado no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo, que funcionava como um celeiro cultural da metrópole e abrigava inúmeros artistas. Em sua época áurea, o teatro cedeu o nome para uma gravadora, responsável por diversos lançamentos em discos, que infelizmente hoje só existem na coleção particular de poucas pessoas.

Mas aquilo tudo foi o início e os músicos continuaram na estrada. Agora, o baterista e percussionista Zé Eduardo surge com seu CD Zen (independente – R$ 18,00); e o pianista e tecladista Lelo, com Simples (independente – R$ 18,00). São discos individuais, mas com uma cooperação profissional e fraterna. Lelo participa do disco de Zé Eduardo com uma composição de sua autoria e empresta a sonoridade de seu instrumento a ela.

Zen é um trabalho basicamente percussivo, voltado para os batuques do Zé Eduardo instrumentista. A criação para os instrumentos de percussão (alguns inventados por ele) é maior do que seu trabalho de compositor para os instrumentos harmônicos. Mas é isso que dá uma unidade ao disco, que pode-se declarar virtuoso e contido ao mesmo tempo. O CD conta ainda com a participação do sax-flautista Cacau.

Simples, por sua vez, representa exatamente a outra face da família Nazário, de maior preocupação harmônica, através das teclas de Lelo. É o que se ouve na canção Frevo Colado, que poderia ser jobiniana, não fosse a modernidade imprimida pelo compositor. Todas as músicas são da autoria de Lelo Nazário. No elenco do disco ainda estão Teco Cardoso (sax), Marlui Miranda (voz), Peter Erskine (bateria) e Álvaro Faria (percussão).

Enfim, bons discos de excelentes músicos. Irmãos que, mesmo em trabalhos individuais, aparecem como uma unidade singular. Um percussivo, outro harmônico. Uma união que é o começo de tudo. Talvez não seja a toa que o grupo Pau Brasil —do qual ambos fazem parte atualmente— depois de muitas mudanças em sua formação ressurgiu com o elenco do Grupo Um.

Como os discos são independentes, a distribuição pode não ser eficiente em muitas regiões do país. Os interessados em adquirir os CDs podem ligar para: (011) 7960.1091.

 


Dê a sua opinião : envie um e-mail para: correio@cidadanet.org.br
d

Copyright © 1999 Correio da Cidadania - Todos os direitos reservados
Autorizada a reprodução dos artigos desde que citada a fonte. Favor enviar cópia para a redação