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altSerá ledo engano supor que a esquerda sozinha terá condições de se contrapor ao processo reacionário golpista.

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altJessé Souza, apesar ou por causa de sua defesa das teorias de Weber, se vê na contingência de dizer que “o uso do prestígio científico weberiano” teria servido “para a afirmação de uma visão distorcida, conformista e superficial da realidade”.

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altEvidentemente, Sanders não entende que aquilo que supõe aberrações da “elite” está relacionado a leis internas do próprio modo de produção, circulação e distribuição do capital. Como muitos, supõe que a situação que descreve se deve às maquinações daquela elite de 1%.

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altSem uma definição clara, pelo menos, dessas quatro linhas básicas para a disputa do Estado burguês, qualquer tentativa de “inclusão“ das camadas populares e médias não passará de ilusão pueril.

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altNo Brasil, grande parte dos ativistas que desempenharam papel importante nos recentes 16 anos manteve uma visão distorcida do marxismo. Isso os impediu de analisar melhor as contradições da sociedade, os levou tanto ao economicismo quanto ao culturalismo e os fez escorregar na estratégia e nas táticas.

 

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altA “concepção liberal” e a “figura do protestante ascético” só emergiram só tomaram forma mais precisa entre os séculos 17 e 18. Isto como resultado, não como “promoção” da nova ordem. E, além disso, em confronto com uma classe produtora “livre” da suserania feudal.

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altAo concentrar e centralizar o capital de forma cada vez mais avassaladora, o capitalismo, ou o modo de produção do capital, torna as promessas ideológicas dos “capitais sociais e culturais” inventados por Bourdier progressivamente inoperantes.

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altSupor que a classe endinheirada e capitalista tenha ideologia antiestatista, embora até possa aparecer momentaneamente como um flash enganoso, não passa de ingenuidade weberiana.

 

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altA oposição entre “avançados” e “atrasados” continua presente, com dinamismos próprios que precisam ser analisados cientificamente para que não se tenha uma daquelas visões distorcidas, conformistas e superficiais da realidade em constante mutação.

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altSe falamos em luta de classes no momento em que o modo de produção, circulação e distribuição capitalista alcançou uma globalização quase completa, o Brasil dentro dela, não podemos fugir de encarar a necessidade de tratar cientificamente tais assuntos.

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altSem tocar na questão da propriedade privada, tudo o mais sobre a luta contra a “justificação e o encobrimento” da exploração de classe se torna parte da ideologia dominante. Infelizmente, tal questão está ausente de A Tolice da Inteligência Brasileira.

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altJessé Souza, do ponto de vista político atual, se encontra nas fileiras que combatem a guinada conservadora e reacionária. Porém, apesar daquelas afirmações, A Tolice da Inteligência Brasileira contém uma série de afirmações e conceitos que merecem uma crítica mais demorada.