Edição 1022

  • Comissão eleitoral pede intervenção no Timor Leste

    mundoossoeleicoes.jpgAntes mesmo da divulgação preliminar dos resultados, alguns dos candidatos já contestavam a legitimidade das eleições e pleiteavam a interrupção da contagem e que esta fosse reiniciada. Por Mateus Alves.

  • Livro não se empresta...

    cerebroplug.jpgNosso amigo era o terror das livrarias e sebos. Sem que se soubesse como, furtava os livros e desaparecia com eles. Seria ele talvez um pobre monocleptomaníaco.
  • Anti-infância

    quebracabeca.jpgA integração pessoal é um desafio ao capitalismo no plano da individualidade, e que começa pela infância. Por isso, a defesa da criança e da infância deve ser uma bandeira dos socialistas.
  • Pacote Ecológico de Crescimento: Agricultura

    folhadinheiro.jpgO modelo agropecuário baseado no grande agronegócio tem sido um dos principais responsáveis pela expansão do desmatamento na região da Mata Atlântica, Amazônia e em enormes áreas de Cerrado no Brasil Central.
  • Governos cenográficos

    brnavioluneta.jpgGovernar é intermediar negócios e recolher fundos para a próxima campanha eleitoral. Quando o vale de lágrimas explode em violência, os governantes falam qualquer coisa.
  • Transição complexa

    caraacara.jpgNos países capitalistas pouco desenvolvidos, socialismo e capitalismo devem continuar em unidade e luta no período de transição. Mas, com sinais invertidos, se o poder político estiver a serviço do socialismo.

  • Temores exagerados de José Dirceu

    brmapaestrelapt.jpgO Encontro Nacional contra as Reformas, apesar dos arroubos sectários, ajuda a balançar a roseira e a mostrar a existência de uma energia potencial capaz de interferir nos destinos políticos do Brasil.
  • Instrumento certo para o momento certo

    jesussistema.jpgHá quem faça de tudo para apagar a memória desses pastores do povo, que peitaram as autoridades e repetiam aos torturadores a pergunta do próprio Deus ao fratricida: “O que fizeste do teu irmão?”.
  • A irracionalidade da lógica midiática

    burrotv.jpgA lógica caótica da mídia, que transborda as categorias de análise, torna-se  um constante desafio para seus observadores.
  • Revisionismo na Itália distorce visão sobre os judeus

    holocaustsurvivor.jpg O revisionismo do passado é exigência das forças sociais conservadoras do presente. Atualmente, há enorme espaço para igual operação revisionista no relativo ao massacre dos judeus.
  • Desmatamento e crime

    Levantamento realizado pela Agência Brasil, que cruzou dados do Projeto Prodes – Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite - com o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros, realizado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), com o apoio do Ministério da Saúde, concluiu que dos 100 municípios com maiores índices de desmatamento, 61 estão entre os que apresentam as maiores taxas de assassinatos no país. Entre os municípios que aparecem nas duas listas, 28 estão no Mato Grosso, 21, no Pará, 8, em Rondônia e 2, no Maranhão.
  • MST vs. Suzano

    Cerca de 150 famílias do MST, acampadas na região de Sorocaba, permanecem na área da empresa Suzano Papel e Celulose, no município de Itapetininga, ocupada na manhã de domingo (08/04) para denunciar a expansão da monocultura de eucalipto e reivindicar a aceleração do processo de Reforma Agrária no interior de São Paulo. A criação de assentamentos está parada na região, enquanto as empresas avançam cada vez mais sobre as terras para ampliar as monoculturas de eucalipto e cana-de-açúcar para exportação, desempregando os trabalhadores rurais e causando danos perenes ao meio ambiente. 

     

    O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) já vistoriou quatro áreas na região, que foram consideradas improdutivas, mas até agora nenhuma foi destinada à Reforma Agrária.
  • Rede Wal-Mart e espionagem

    Segundo reportagem no jornal O Estado de São Paulo, de 5 de abril de 2007, um ex-funcionário revelou esquema de espionagem da rede varejista Wal-Mart, que teria vigiado clandestinamente funcionários, acionistas, consultores e críticos da empresa. O ex-funcionário disse que o sistema de espionagem era poderoso e sofisticado, que permitia, entre outras coisas, seguir e gravar as buscas na internet de todos que se conectavam à rede de informática do Wal-Mart.
  • Dorothy Stang (1)

    Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, um dos fazendeiros acusados de encomendar a morte da missionária Dorothy Stang, vai a julgamento no dia 14 de maio, em Belém. Stang foi assassinada em Anapu, oeste do Pará, por dois pistoleiros, no dia 12 de fevereiro de 2005. Regivaldo Pereira Galvão, vulgo “Taradão”, é o segundo fazendeiro envolvido no caso. Taradão responde o caso em liberdade. Em junho de 2006, foi solto num apertado julgamento no Superior Tribunal Federal (STF). O relator, ministro Cezar Peluso, em seu voto, considerou “a prisão preventiva absolutamente ilegal”. Seu voto foi acompanhado pelos ministros Sepúlveda Pertence e Marco Aurélio Melo. Votaram contra a concessão os ministros Ricardo Lewandowski e Carlos Ayres Brito.