Edição 1033

  • “Fizeram da ocupação democrática do Estado um negócio privado que legitima a volta do neoliberalismo”

    altDe acordo com o cientista político Giuseppe Cocco, entrevistado pelo Correio, é o corolário da “armadilha” que a esquerda se tornou, caudatária das falsas narrativas, inclusive do “golpe”, do PT, que em sua visão se dedica a desconstruir todas as pautas de resistência fora de sua égide, ao passo que fez de tudo pra inflar a chamada “nova direita”.

  • Lula e Bento XVI estão certos

    lulamarcel.jpgSe Bento XVI está absolutamente correto, como líder da Igreja Católica, em vir brigar por suas idéias, o presidente Lula também acertou a mão no comportamento diante do Santo Padre.
  • Universidades públicas paulistas são o novo alvo da 'abordagem fiscalista'

    USP
    Campus da USP, em São Paulo: alvo de sucateamento (Foto: Wikimedia Commons)
  • 23 de maio

    Tem toda pertinência a resistência que está sendo articulada pelas centrais sindicais e movimentos populares combativos. O primeiro teste dessa resistência foi a reunião de 25 de março; o segundo, a celebração do 1º. de maio. O próximo é o Dia Nacional de Lutas, marcado para o próximo dia 23. Do sucesso dele depende a possibilidade de conter o ataque da direita.
  • Na guerra da transposição não há inocentes

    SecaEntre uma obra com finalidade econômica e um conjunto de outras para saciarem a sede humana, o governo estaria obrigado por lei a priorizar as obras do "Atlas do Nordeste" da Agência Nacional de Águas. Por Marina dos Santos, Roberto Malvezzi e Temístocles Marcelos.
  • 13 de maio - a única revolução social do Brasil

    EscravidãoDesconhecer o sentido revolucionário de 1888 é olvidar a essência escravista de dois terços de passado brasileiro, é negar a contradição essencial que regeu por mais de trezentos anos de nossa história passada. Por Mário Maestri.
  • As razões de fundo da visita do Papa

    Igreja CatólicaA visita tem motivos bem mais complexos e controversos. Expressa a preocupação da igreja com a perda de fiéis e tem ainda o nítido intento de enquadrar os setores progressistas da igreja brasileira. Por Altamiro Borges.
  • Tempo de desenvoltura

    ImpostosA DRU subverte a essência, a filosofia e a destinação das contribuições especiais, instituídas para fornecerem benefício ou vantagem aos seus contribuintes.
  • Que diabo de fé é a nossa?

    jesusborboleta.jpgO cerne da questão é bem mais embaixo: cremos em Deus e nos bens finitos que nos etiquetam socialmente, mas não no próximo. Religião sim; amor não, exceto o que aumenta a nossa cota de satisfação e prazer.
  • Etanol e dependência

    EtanolA questão é garantir-se como aliado preferencial dos EUA, antes que outro o faça. Forçando um pouco a comparação, o sonho das elites brasileiras é ser a próxima realeza saudita.
  • Todos na rede

    RedeCair na rede já caímos, rede próxima ou remota, rede ridícula ou rede redentora, rede fechada ou aberta, rede redonda ou alongada.