Correio da Cidadania

Companhia Vale do Rio Doce e Novelis querem despejar trabalhadores

0
0
0
s2sdefault

 

 

As empresas Companhia Vale do Rio Doce e Novelis estão ameaçando sete famílias de despejo na Comunidade de Jerônimo, Santa Cruz do Escalvado, Zona da Mata Mineira. Essas famílias plantavam em área à margem do Rio Doce e, depois que a CVRD e Novelis construíram a barragem de Candonga, elas perderam a área de plantio; foram expulsas, sem indenização e a única opção que lhes sobrou foi cultivar essa nova área, que logo foi  adquirida pelas empresas.

 

Para reforçar o argumento do despejo junto à Justiça, as empresas mentiram, alegando que as famílias não estão planando mais na localidade. De acordo com o Senhor Juscelino Gonçalves de Andrade, 48 anos, 3 filhos, a Senhora Flávia, do Consórcio Candonga, esteve no local e tirou fotos: “as plantas estavam lá e o pessoal trabalhando, ela entrou e saiu sem falar nada com ninguém”.

 

Juscelino, que trabalha nessa mesma fazenda há 22 anos, afirmou que ‘na área plantada, de 5 hectares, existe bananeira, mandioca, cana de açúcar, maracujá, abóbora, e agora estão plantando amendoim, milho, feijão e quiabo. Juscelino disse ainda que “o que as empresas estão querendo fazer é uma covardia, pois lá tiramos o sustento para criar nossos filhos. Se tiram  a gente vamos fazer o quê, vamos roubar, vamos passar fome”?

 

De acordo com Juscelino, não é a primeira vez que eles são prejudicados pelas empresas Companhia Vale do Rio Doce e Novelis. “No dia 12 de fevereiro de 2005 eles entraram com trator e destruíram muitas plantações, como milho, feijão, amendoim, abóbora, quiabo. E voltaram de novo no dia 12 de Setembro de 2006, destruindo um mandiocal que estava plantado”.

 

O MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens – vem denunciando há muito tempo o desrespeito dessas empresas com as populações atingidas por barragens em Candonga, Fumaça, Furquim, Brecha, Aimorés e muitas outras. Elas se apropriam dos recursos naturais em detrimento do ambiente e dos direitos das pessoas.

 

Fonte: Movimento dos Atingidos por Barragens – MG

 

0
0
0
s2sdefault