Edição 671

  • Fim dos Leilões e Retomada do Petróleo pela União, somente com Pressão da Sociedade

    petrobras.jpgAs discussões sobre o Pré-Sal, especialmente agora que o governo encaminhou um novo modelo regulatório para esta área, são mais um tema repleto de ambigüidades no marco do governo Lula.

  • Kassab, Serra, Alckmin, Covas, FHC, Lula...

    bem_versus_mal.jpgKassab, Serra, Covas - Alckmin, FHC, Lula mostraram que jogam no mesmo time: o time do neoliberalismo. Xôôô gafanhoto!!!!

  • As feições da crise

    mundo_preju.jpgAquela marolinha que ainda nem chegara, agora já passou. O cidadão, escaldado, não pode esquecer que a mentira metódica é uma das feições da crise.

  • “Pátria Amada”

    semterrabandeira.gifPara nós, a defesa da pátria, quando em guerra, é a defesa do patrão, e ela termina com uma legião de mortos, mutilados, órfãos, e eles sempre ricos e poderosos.

  • Paredes de concreto para as casas da periferia: novo crime das empreiteiras

    predios_concreto.jpgDesde o momento em que o pacote habitacional começou a ser negociado com a Casa Civil, as empresas de construção civil têm prometido ao presidente Lula sistemas “pré-fabricados” miraculosos para “resolver o problema da habitação”.

  • A violência nas grandes cidades

    seringa_cidade.jpgO que está em jogo é recuperar um sentido de segurança que seja reconhecido, e, portanto, legitimado, como um princípio viabilizador dos direitos em sentido pleno e do desenvolvimento.

  • O Pré-sal e o Fundo social-ambiental

    petroleo_dinheiro.jpgA idéia do Fundo Social Ambiental pode ser uma saída de longo prazo para o impasse social da reforma tributária.

  • O dilema da esquerda brasileira

    Nem que, contra toda e qualquer expectativa, der a maior "zebra" na eleição presidencial, a vitória de um candidato da esquerda não terá o condão de alterar o processo de reversão neocolonial posto em marcha com o neoliberalismo e concretizado com a vitória de Collor em 1989. A maioria de votos e o apoio da massa popular que o governo de esquerda teria não seriam força suficiente para alterar o curso de um processo comandado pelos setores que detêm todo o instrumental requerido para o exercício do poder (a burguesia brasileira e o imperialismo).

  • Politicamente, acordo militar com a França é o melhor, diz Cavagnari

    caca_frances.jpgAs Forças Armadas brasileiras voltaram ao noticiário de destaque, com o anúncio de compra de novos caças e submarinos pelo governo, após tornar-se pública a preferência pelos produtos franceses, em detrimento dos suecos e norte-americanos.

  • A medida da democracia

    domino.jpgO sentido dessa "reforma" política é de aprofundamento da ditadura. Aqueles que propõem medidas para restringir pequenos partidos ou candidatos desejam resolver exatamente qual problema?

  • Santa Catarina, rogai por nós!

    mapa_stacatarina.jpgReparem os rostos das pessoas assombradas pelos efeitos das mudanças climáticas. Observem o rosto de terror de quem viu sua casa sumir num cone de vento.

  • Fraus legis – assessores judiciais

    justica_estatua.jpgMediante o expediente da assessoria judicial, na forma por esta hoje assumida, em inadmissível transferência de encargos, a jurisdição se dilui, torna-se "terceirizada".

  • Projeto de ‘Desenvolvimento Sustentável’ é incapaz de ancorar esquerda consistente

    plantacao_organicos.jpgO projeto de "desenvolvimento sustentável" é incapaz de apresentar uma proposta consistente, porque se situa nos marcos do capitalismo.

  • Luta armada - Anos 1960

    luta_armada.jpgNão estava em discussão que a luta de massas, e a reação a ela, teria a palavra final sobre a forma que tal luta assumiria. O voluntarismo e o dogmatismo impregnavam a todos.

  • Sinal amarelo na América Central

    ft_manuel_zelaya.jpgSerá que a extrema direita estadunidense foi completamente afastada dos espaços que comandam a política externa dos EUA? Talvez Obama não represente, de fato, ruptura tão radical.