Edição 676

  • Novos e sutis discursos acadêmicos reforçam ataques aos movimentos sociais

    As investidas dos grandes veículos de comunicação contra os movimentos sociais, a cada vez que estes intensificam a sua atuação, não são mais novidade para aqueles que acompanham a conjuntura política e social.

  • A cultura plebéia a caminho do poder no Uruguai

    bandeira_uruguai.jpgO mais que provável triunfo de Jose Mujica é a vitória de um jeito plebeu de fazer política, em um país onde a cultura das classes médias ostenta uma potente hegemonia.

  • O Rio e a espiral da violência

    brasilmicroscopio.jpgA linha da truculência é uma escolha política. Livra a cara dos barões da droga, preserva a malha de cumplicidades que contamina os diferentes aparatos do poder e pode até, no quadro de pânico geral, render popularidade ao governante que ostenta a truculência como se fora firmeza.

  • Greve bancária atinge parcialmente seus objetivos

    greve_bancarios.jpgAcabou na última quarta-feira a greve dos bancários da Caixa Econômica Federal. A percepção é de que a superexploração é ainda mais exacerbada no setor privado, o que gera uma situação em que, ainda que a maioria dos bancários desse setor apóie a greve, sua participação acaba sendo pequena.

  • Luta armada – começo da guerrilha

    tanquedeguerra.jpgLogo depois do ataque das forças militares contra os grupos que preparavam a luta armada no Araguaia, cresceram as pressões de uma parte da comissão executiva do partido para que transformássemos o sudoeste do Ceará em base armada.

  • O princípio da participação na tutela do meio ambiente

    plantacao2.jpgOutro aspecto do princípio da participação ambiental diz respeito ao direito da sociedade participar do processo de adoção das decisões.

  • Globalização e migração

    globalizacao.jpgNão há muro, lei ou polícia que reduza o fluxo migratório enquanto não se romper a dependência ao G8. Este que se prepare quando a muralha da China for transposta por hordas de migrantes…

  • Só peço a deus que seu canto não se cale

    ft_mercedes_sosa.jpgMercedes Sosa não se afastou nem por um momento dos ideais que nortearam sempre seu canto e sua carreira. Jamais deixou de cantar pela liberdade.

  • Trocar Agnelli por Eike só mudará conexões políticas da Vale

    brasil_namao.jpgNos últimos dias, o público pôde acompanhar notícias que davam conta de um estremecimento da relação do governo federal com a direção da Vale do Rio Doce e suas estratégias de negócios.

  • Pela punição dos crimes da Ditadura

    justica_estatua.jpgEm 22 de agosto de 1979, há trinta anos, era aprovada a Lei nº. 6.683 que anistiou parcialmente os opositores à ditadura militar e concedeu perdão irrestrito aos crimes do regime militar.