Edição 678

  • A terceirização do serviço de saúde pública afronta a Constituição

    seringa_cidade.jpgA iniciativa privada complementa a atividade do Estado. Não o substitui em hipótese alguma, a menos que se queira subverter a ordem constitucional.

  • Carta a um jovem internauta

    computador_monstro.jpgSe você prefere a máquina às pessoas, trate de procurar um médico. Porque sua auto-estima está lá embaixo e o computador não haverá de encará-lo como se fosse um verme.

  • ‘Governo remove qualquer possibilidade histórica de frear agronegócio’

    plantacao2.jpgEm entrevista Ariovaldo Umbelino traz à tona o dilema vivido pelo governo, ávido em se apresentar positivamente ante a comunidade internacional, convive com uma bancada de parlamentares proprietários de terra que passou 2009 tentando subverter as mais relevantes leis ambientais.

  • Os velhos problemas de um modelo ultrapassado

    lula_discursando.jpgLula procura mudar a aparência desse quadro, com suas políticas voltadas para os pobres e miseráveis, mas coerente com os interesses maiores do sistema financeiro e das corporações transnacionais.

  • Narcisismo das pequenas diferenças

    narciso.jpgTucanos e lulistas, oriundos da antiga esquerda e defensores do mesmo projeto, precisam demarcar campo na disputa eleitoral. Ensaiam brigas animadas pelo narcisismo das pequenas diferenças.

  • A candidatura Marina Silva

    ft_marina_silva.jpgNão tem cabimento o movimento de setores socialistas para celebrar uma aliança eleitoral com a senadora Marina Silva, cuja atuação política na defesa do meio ambiente nunca culpabilizou o capitalismo.

  • Judas e Jesus

    ama_pequena.jpgÉ obrigatório que se façam alianças que caibam de Jesus a Judas. Deixando de lado a luta de classes, floresce o nacionalismo para respaldar os interesses de castas e classes dominantes.

  • O esporte, os jovens e o futuro do Brasil

    bola_de_futebol.jpgA Copa do Mundo e as Olimpíadas podem contribuir com o desenvolvimento do Brasil se sua preparação levar em conta os fundamentos maiores do desenvolvimento social. Do contrário, estaremos diante de mais festividades vazias.

  • Tamanho viver

    olhandopelajanela.jpgVocê, sonhando acordado, outros mil mundos concebeu. E trabalhando dobrado, de sol a sol, nem um centavo a mais amealhou.

  • Carta de D. Erwin Klautler ao presidente do IBAMA

    indiocirculo.jpgCarta do bispo do Xingu, em nome das pessoas que integram as comunidades a serem atingidas pela inconseqüente e caríssima construção da UHE Belo Monte.

  • Big Olim... piadas Brasil (II)

    rio_olimpiadas.jpgNão precisamos ser alegres apenas durante os meses da Copa e Olimpíadas, que em suas já centenárias histórias não provocaram as mudanças estruturais por onde passaram.

  • Luta armada – dificuldades da clandestinidade

    mulheres_guerrilheiras.jpgComo intenso participante da preparação da luta armada pelo PCdoB, achei que as informações do truculento major Curió propiciavam oportunidade para prestar testemunho, embora sucinto. Espero que ele colabore com os historiadores, que não conheceram de tão perto os acontecimentos.

  • Quem tem medo dos índices de produtividade?

    Para justificar sua recusa, Stephanes disse que um dos efeitos perversos da publicação das tabelas atualizadas é que ela provocará aumento da produção quando não há mercado para excedente! Tal declaração em um país que tem milhões de pessoas com sérios problemas de alimentação e em um mundo que contabiliza mais de 1 bilhão de famintos credencia-o ao prêmio "Round Up – o exterminador da produção agrícola", conferido a quem se excede no culto ao celebre "efeito laranja", usado pioneiramente na Guerra do Vietnã.

  • Cutrale e a moral do “sepulcro caiado”

    laranja.jpgO texto "Cutrale devolve terras griladas" é uma ficção e não podia ser outra coisa, tamanho o absurdo do conteúdo. Quem já viu grileiro devolver e respeitar terras?

  • Honduras: uma improvável solução

    bandeira_honduras.jpgSe as forças populares extraíram alguma lição é a de que em caso de se organizarem e mobilizarem sua atuação pode ser decisiva, muito mais do que antes imaginavam.

  • Passeio por Havana

    bandeira_cuba.jpgCuba se encontra grávida de si mesma. Após 50 anos de Revolução, é hora de analisar erros e impasses. Engana-se quem supõe o país retrocedendo ao capitalismo.

     

  • Por imprevidência de governos, perdem-se vantagens comparativas

    energia_lampada.jpgA situação do Brasil é, de longe, a melhor do mundo, no tocante às possibilidades de produzir indefinidamente toda a sua eletricidade de forma renovável e ambientalmente limpa.

  • Com Evo, a Bolívia começa a existir

    eleicoes_bolivia.jpgEm dezembro, haverá eleições presidenciais na Bolívia. Evo Morales será certamente reeleito por larga margem.

  • Cassações de vereadores paulistanos escancaram privatização dos homens públicos

    liminares.jpgNa semana que passou, a Justiça Eleitoral de SP cassou o mandato de 13 vereadores por conta de doações recebidas da Associação das Imobiliárias Brasileiras acima do permitidos por lei. Após o pequeno rebuliço, todos acabaram retornando aos mandatos enquanto não se julga definitivamente a ação.