Edição 679

  • Madonna e a investida sionista no Brasil

    ft_madonna.jpgHá poucos anos, ela foi manchete internacional por uma visita a Israel e a adesão ao sionismo como religião - mas fazendo fachada ao que verdadeiramente aderia.

  • A síndrome do “mal menor”

    O perfil do homem e da mulher do século XX, independentemente da posição social, é de uma pessoa sem perspectivas de progresso pessoal e social assustada com a possibilidade de perder até mesmo a posição já galgada. Convencida de que não há alternativa, a obsessão é garantir-se, não se arriscar, não se comprometer com idéias e valores, não desenvolver relações interpessoais profundas, deixar sempre abertas várias rotas de fuga, tanto no campo da economia quanto no âmbito dos sentimentos, lealdades e paixões.

  • Brasileirão: uma “mala” incômoda

    dinheirosecando.jpgAceitar dinheiro para perder é um desrespeito ao esporte. Mas quem aceita para ganhar, pode aceitar para perder. Daí, seja lá qual for a cor da mala, não é boa idéia aceitá-la.

  • Disputa pela reitoria da USP ignorou as questões essenciais ao ensino superior

    alvo.jpgEntrevista com Octaviano Helene, ex-presidente da ADUSP, sobre a escolha do físico João Grandino Rodas para reitor da Universidade de São Paulo feita por José Serra.

  • A Pedagogia dos Apagões

    lanterna.jpgOs apagões, como quedas de aviões, como colapso do mundo econômico, nos ensinam que a civilização tem pés de barro. Os donos do mundo querem nos passar a idéia de uma solidez absoluta. Sem dúvida, nas tecnologias há grande margem de segurança.

  • Trem-bala não é prioridade

    trilho_do_trem.jpgHaverá mais vantagens para o povo brasileiro ampliar os metrôs do Rio de Janeiro e de São Paulo e investir em ferrovias como a Norte-Sul, a Cascavel-Foz do Iguaçu e a Maringá-Guaira...

  • O afro-descendente e a construção do Brasil

    africanos.jpgOs negros e os indígenas impediram que nos tornássemos cópia da Europa, impondo, a partir de muita luta e resistência, padrões culturais que permanecem em todo o país.

  • Luta armada – tirando ensinamentos

    pilha_de_livros.jpgSem medir muito claramente as questões políticas em jogo, estamos sempre correndo o perigo de ajudar o inimigo. É realmente muito difícil saber o que as massas estão pensando e o que pretendem.

  • O tempo está doido!

    ventania.jpgNão é fácil, deve ele admitir, vivermos sob tamanho despautério, não é justo que nós, tão prudentes, sejamos vítimas dessa loucura do tempo, de suas enchentes, suas ventanias, manias.

  • Venezuela na mídia: dois pesos, duas medidas, um lado

    O editorial da Folha de S. Paulo do dia 30 de outubro é dessas peças de rara preciosidade, pois sintetiza tudo que a mídia grande conseguiu produzir como senso comum a respeito dos países que têm governos progressistas na América Latina, em especial da Venezuela.

  • PSOL em 2010: candidatura própria ou fim de projeto

    urna_eletronica.jpgNão será Marina Silva e o seu PV que apresentarão as diretrizes da classe trabalhadora. Se o PSOL abrir mão de cumprir esse papel nas eleições presidenciais, será do nosso ponto de vista fim de linha para o projeto PSOL, um game over.

  • Woody Allen como intérprete de Sócrates ou a filosofia para e por não-filósofos

    ft_woodyallen.jpgAquele que para muitos foi o pai da filosofia nada deixou escrito e parece, assim, ter se aberto a múltiplas interpretações da sua atitude filosófica ligada mais ao diálogo que à escrita.

  • Para que serve o dinheiro do orçamento federal?

    aposentadoria_pedagio.jpgO Projeto de Lei 01/2007 foi jogado para o fundo das enormes gavetas da Câmara de Deputados. Essa lei, se aprovada, começaria a reparar as enormes e criminosas perdas impostas às aposentadorias.

  • Tragédia colombiana

    foto_uribe.jpgDesde 1991, 2.500 sindicalistas foram assassinados, 500 sob o governo Uribe. Os paramilitares puxam o gatilho; quem os financia são empresas nacionais e transnacionais.

  • Cidade e seus muros

    muro_berlim.jpgEnquanto o muro de Berlim dividia capitalismo e comunismo, os muros de hoje dividem pessoas, grupos, classes sociais, tribos urbanas, gangues, bairros, vizinhos.