Correio da Cidadania

Ponto sem volta

0
0
0
s2sdefault

 

Cresceu o debate entre os cientistas do clima sobre uma questão essencial: eles devem dizer claramente que, se a humanidade continuar emitindo tantos gases na atmosfera, o aquecimento global chegará a um ponto em que não haverá mais volta e o desastre será completo? Há uma divisão entre os cientistas. Há quem afirme que é preciso dizer claramente, só assim a humanidade reagirá. Outros dizem que não, porque, uma vez sem esperança, não haverá porque reagir. O fato é que já está dito.

 

Sempre me recordo de umas conversas por e-mail com o jornalista e amigo Henrique Cortez, do Ecodebate. Num acordo comum, nos demos 1% de esperança. Ele porque se diz um "cético esperançoso". Eu "porque ainda estamos vivos e creio que Deus existe". Portanto, por razões diversas, não nos entregamos cem por cento ao desespero.

 

Entretanto, se temos 1% de esperança é porque temos que reagir aqui e agora. Ainda mais, é preciso jogar fora os 99% de desespero e nos firmarmos no rabicho da esperança, mesmo que ela seja miúda.

 

A resistência dos pobres, sua capacidade de adaptação, de enfrentar situações adversas pode surpreender, mesmo que tudo indique o contrário. A própria vida, num planeta tórrido, pode surpreender.

 

Sob o calor tórrido desse verão sertanejo, que já emitiu sinais de aquecimento 4 vezes maior que em qualquer outra região brasileira, temos que refazer a esperança, ainda que seja de 1%. Nessa semana, em Uauá, próxima a Canudos, caiu uma chuva de 213 milímetros. Significa 213 litros de água por metro quadrado. Diluviana.

 

Assim, a mudança climática já é realidade. Cair na paralisia do desespero ou na indiferença dos alienados, jamais.

 

Roberto Malvezzi (Gogó), ex-coordenador da CPT, é agente pastoral.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #2 guimarães s.v. 16-04-2009 00:29
é isto aí,Gogó, não se pode "perder a esperança" porque sem ela a vida carece de sentido. seu 1 % de esperança não será a esperança ^daquilo que não se vê, a esperança de que nos fala São Paulo? se a gente espera pelo que vê, por que ainda espera? o ponto sem volta não se efetivará, para quem alimenta 1 % de esperança como você e tantos outros por este Brasil afora. e ela alimentará a reação ao desespero de que fala e que a nada conduz. também sou dos que lutam e esperam por uma solução positiva da humanidade ao problema da mudança climática e tantos outrs de proteçaõ ao mio-ambiente e à ecologia. sérgio guimarães, dos idos de 1981-1987.
Citar
0 #1 emerson 15-04-2009 12:42
Quer ficar mais desesperado ainda?
65%dos gases de efeito estufa é vapor de água, vapor de água + nuvens respondem a 85% do efeito estufa, 98% das causas do efeito estufa são naturais, só 3% das emissões de CO2 são de responsabilidade humana (e o CO2 responde por apenas 9% dos gases de efeito estufa).
Ou seja, se a Terra estiver aquecendo não podemos fazer nada, já que é a natureza que a aqueceu.
Ou você realmente acredita na farsa Al Gore/IPCC?
Citar
0
0
0
s2sdefault