Correio da Cidadania

Lula 2019

0
0
0
s2sdefault


1. O problema não é “Lula 2018”, o da campanha, e sim “Lula 2019”, o do governo.

2. Cabe lembrar que Lula no governo não se empenhou para revogar qualquer das medidas de
FHC. Tomou-as como um dado de realidade irreversível.

3. A correlação de forças não permitia nada diferente disto, diziam, e continuam dizendo, os companheiros. E, como se diz, olhou pra frente.

4. O trabalho sujo estava feito, e não adiantava chorar o leite derramado. Caberia, sim, pensou o companheiro, fazer políticas de compensação ao estrago feito.

5. Lula as fez, e isto lhe garantiu o prestígio de que, em parte, ainda dispõe: inclusão pelo consumo através de políticas de transferência direta de renda, de aumento real do salário mínimo, de expansão de crédito, mantendo tudo o mais constante.

6. A meu ver, Lula no governo em 2019, tal como fez no passado, não se empenhará para revogar qualquer das medidas de Temer. As tomará como um dado de realidade irreversível.

7. Muito provavelmente, considerará que a correlação de forças não permitirá nada diferente disto. E, como se diz, olhará pra frente.

8. Lula tem espírito "magnânimo". Ele não guarda "ressentimentos". Ele sempre olha pra frente...

9. O trabalho sujo estará feito, e não adiantará chorar o leite derramado. Caberá, sim, pensará o companheiro, fazer políticas de compensação ao estrago feito.

10. Pergunto: é disto que precisamos?

11. Sem falar que as condições para políticas compensatórias, em 2019, serão, certamente, bem inferiores àquelas com que Lula pôde contar em seus dois governos.

12. China não há mais...

 

Luiz Carlos de Oliveira e Silva é professor de Filosofia.

0
0
0
s2sdefault