Correio da Cidadania

Leituras Brasileiras: capítulo 2

0
0
0
s2sdefault

Com a socióloga Maria Orlanda Pinassi, publicamos segundo vídeo de série com pensadores brasileiros.



No segundo episódio de Leituras Brasileiras, Maria Orlanda Pinassi, professora de sociologia na Unesp e na Escola Nacional Florestan Fernandes, apresenta a sua leitura sobre a crise que o Brasil atravessa no século 21. Com uma produção apoiada em autores como István Meszáros, Florestan Fernandes e Karl Marx, Maria Orlanda situa a atual crise brasileira no contexto da crise estrutural de Florestan e da crise do sistema sociometabólico do capital, de Meszáros.

Autora de Da miséria ideológica à crise do capital: uma reconciliação histórica, publicado logo após a eclosão da grande crise econômica dos títulos subprime e até hoje sem solução, a professora acaba de ser descredenciada do Programa de Pós-Graduação da UNESP. A decisão, tida como politicamente persecutória, gera neste momento revolta e mobilizações de estudantes, professores e ativistas sociais.

Leituras Brasileiras é uma série de vídeos que apresentam uma síntese introdutória do pensamento de intelectuais brasileiros, feita por eles mesmos. São vídeos de 20 minutos, que formam um acervo audiovisual de livre acesso, disponível na web.

Leituras Brasileiras: capítulo 1

0
0
0
s2sdefault