Correio da Cidadania

'Crise econômica é profunda e será duradoura'

0
0
0
s2sdefault

 

A crise econômica internacional, que explodiu em 2008 e voltou a mostrar a sua contundência no ano que passou, com a quase bancarrota de vários países europeus, parece estar dando ares externos de arrefecimento, após a imposição de duros pacotes de medidas fiscais aos inadimplentes. Salienta-se, por outro lado, diuturnamente, que o Brasil estaria preparado para lidar com o agravamento da crise e uma eventual fuga de capitais, em função de possuir reservas externas em proporção significativa para o enfrentamento de uma turbulência. Ao mesmo tempo, sabe-se que, em função das altas taxas de juros praticadas internamente, houve uma nova avalanche de entrada de recursos externos no ano que passou, impactando no crescimento do endividamento externo privado de curto prazo e em aplicações de curto prazo no mercado financeiro.

 

Neste vídeo, gravado com o economista Plinio de Arruda Sampaio Jr. para o Correio, procura-se retomar esta discussão, com a avaliação do verdadeiro caráter da crise, dos movimentos contestatórios que se espalharam mundo afora e, especialmente, da situação real hoje existente no Brasil para encarar o cenário econômico  - bem distante, segundo o economista, daquela que nos querem fazer crer os órgãos oficiais e a mídia associada.

 

Confira abaixo.

 

Comentários   

0 #6 RE: 'Crise econômica é profunda e será duradoura'Artur 26-05-2012 19:54
Parabéns ao professor e economista!! o capitalismo está mudando novamente deixando de ser neoliberal para ser de estado novamente isso tudo para manter a sua sobrevivência o Brasil não está livre desta crise e está já sofrendo com remessas de dólares e pura especulação que deve estourar em forma de bolha!! o governo é submisso ao capitalismo global dominante e temos que romper com o imperialismo e com o capitalismo já!!! se não continuaremos com crecimento baixo e sem distribuição de renda infelizmente!!! além de não melhorar a vida das pessoas!!!
Citar
0 #5 RE: 'Crise econômica é profunda e será duradoura'Leni Oli 17-05-2012 19:04
Parabéns professor Plinio, por sua comunicação de fácil entendimento, acabei de ler sua matéria no Eco Debate "Vivemos um processo de reversão neocolonial" encontrei respostas neste vídeo e na matéria, para muitas dúvidas que tinha sobre "mitos", desenvolvimento e desigualdades sociais e injustiças.
Espero brebe muito breve ver publicada neste espaço sua matéria que está lá no sítio do EcoDebate.
Citar
0 #4 governo brasileiro, um governo submisso .Marcelo Francisco 12-05-2012 12:39
Considero muito importante que as falácias do governo brasileiro diante da situação de crise sejam desfeitas e denunciadas. Lembremos também, que a concepção de que o Brasil está a salvo em relação a crise não é somente uma idéia do governo federal, mas de praticamente toda a sociedade brasileira, inclusive governos e prefeituras de oposição ao governo Dilma.
Citar
0 #3 O mico da criseHélina Soares 27-04-2012 20:42
Gostei muito da análise geopolítica da crise e das considerações sobre a natureza do sistema capitalista. E como não sou economista, sinto-me à vontade para lhe pedir que explique mais como os Estados Unidos transferem o seu 'mico' para a Alemanha, e esta por conseguinte à periferia da Europa, e daí à China, até chegar ao Brasil. Obrigada.
Citar
0 #2 RE: 'Crise econômica é profunda e será duradoura'Gabriel Cruz 12-04-2012 02:18
É preciso cuidado nessas analises. O imperialismo norte americano esta a cada dia mais apodrecido, mais distante da produção real. A cada dia mais parasitário. Os demais países imperialistas, Europa e japão, se tornaram um sub-imperialismo dos EUA, seus bancos e monopólios são subsidiários dos americanos. E estão completamente sitiados por bases militares americanas, para lembra-los quem manda.
Desde o inicio da crise, o PIB mundial subiu de 52 para 57 trilhões, enquanto a especulação em derivativos saltou de 500 para 700 trilhões (dados do BIS).
E não é verdade que a economia brasileira cresceu com base na especulação, pelo contrario, a especulação da divida publica desde o ano passado é que deu um duro golpe ao crescimento promovido pelo governo Lula com medidas como o PAC, Minha Casa Minha Vida, e outros projetos sociais que aquecem o MERCADO INTERNO. Duro golpe promovido pela política de corte nos gastos públicos e de juros altos. Contraria a industria nacional e favorável ao importacionismo e entrada massiva de capitais estrangeiros parasitários.
Citar
0 #1 RE: 'Crise econômica é profunda e será duradoura'Carlos 07-04-2012 13:40
Análise sucinta, objetiva e muito clara da realidade econômica do momento.
Citar
0
0
0
s2sdefault