Correio da Cidadania

Em apoio à Campanha “50 dias contra a impunidade”

0
0
0
s2sdefault

 

 

"Enquanto não se der a resposta devida aos crimes cometidos por agentes do Estado é como se se reiterasse a impunidade e a possibilidade de crimes se repetirem".

(Átila Roque, diretor da Anistia Internacional Brasil)

 

No dia 1º do mês corrente, fazendo a memória dos 50 anos do golpe civil-militar, a Anistia Internacional Brasil, em ato público, lançou na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, a Campanha “50 dias contra a impunidade”, com o objetivo de recolher assinaturas em todo o país, numa petição online, reivindicando a revisão da Lei da Anistia de 1979.

 

A Campanha visa pressionar o governo para que envie ao Congresso Nacional um projeto de lei, que declare a Lei da Anistia válida somente para os militantes que lutaram contra o regime totalitário. Visa, também, garantir justiça para os crimes contra a humanidade – sequestros, torturas, desaparecimentos e assassinatos – cometidos por agentes do Estado durante a ditadura. Esses crimes nunca prescrevem e nunca podem ser anistiados.

 

A petição cita tratados internacionais, assinados pelo Brasil, que vetam a prescrição dos crimes contra a humanidade (ou de lesa-humanidade), como os citados acima.

 

A Comissão Nacional da Verdade e as Comissões Estaduais da Verdade, revisitando o passado e destampando uma panela que ficou tanto tempo sob pressão – no dizer do diretor da Anistia Internacional no país, Átila Roque –, buscam esclarecer esses crimes. Para o diretor da Anistia, as revelações dessas Comissões e os depoimentos de militares como o coronel reformado Paulo Malhães, que admitiu friamente ter torturado e assassinado presos políticos, devem contribuir para a mobilização da sociedade, em favor da Campanha.

 

Átila Roque afirma: “o fato de nunca termos julgado os torturadores é uma pedra no sapato da democracia brasileira”. E acrescenta: “a tortura ainda é uma prática corriqueira nas prisões e delegacias do país. A impunidade de quem praticou crimes na ditadura contribui para que esta situação continue a humilhar a cidadania”.

 

Recentemente, a imprensa divulgou um dado impressionante: somente entre 2011 e 2013, foram relatados, no disque-denúncia da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, 816 casos de tortura (destes, 316 em 2013), com acusações contra 1.162 agentes do Estado. Os números revelam que a situação das torturas no Brasil – geralmente praticadas contra os brasileiros e brasileiras excluídos da cidadania – continua epidêmica.

 

Diz ainda o diretor da Anistia Internacional Brasil: “a sociedade brasileira tem que dar um recado claro de que os crimes de tortura são inadmissíveis e jamais voltarão a ser tolerados. Temos que olhar para o passado com a lente da justiça”.

 

Como afirma Átila Roque, a idade avançada de agentes de repressão – muitos acima dos 70 anos – “não pode ser usada para atenuar a gravidade dos crimes que cometeram”. “A Justiça é quem deve decidir a forma de execução das penas, caso essas pessoas sejam condenadas. O fundamental é que elas possam ir a julgamento” (cf. Folha de S. Paulo, 28/03/14, p. A10).

 

Lutar contra a impunidade dos crimes de lesa-humanidade, cometidos por agentes do Estado durante a ditadura civil-militar, não é uma questão de revanchismo ou de vingança, mas de justiça.

 

Do ponto de vista cristão, quem pratica uma injustiça (ou violação dos Direitos Humanos), só recebe o perdão de Deus e dos irmãos(ãs) - que é uma prova de amor – se estiver arrependido e disposto a reparar, dentro do que for humanamente possível, a injustiça cometida. Como diz o educador Paulo Freire, a única maneira de amar o opressor (sequestrador, torturador, responsável por desaparecimentos, assassino) é lutar contra o seu projeto de vida, ou seja, contra o seu projeto político. Nada justifica os crimes de sequestro, tortura, desaparecimento e assassinato.

 

Desde a posse de Fernando Henrique Cardoso, em 1995, Dilma é a única presidenta que nunca recebeu, no Planalto, a Anistia Internacional, que é uma entidade criada em 1961 para defender os Direitos Humanos.

 

Esperamos que a presidenta Dilma – uma mulher que, quando jovem idealista, foi barbaramente torturada durante a ditadura civil-militar – não se deixe obcecar e inebriar pelo poder, renegando o seu passado, mas dê todo apoio à Campanha “50 dias contra a impunidade” da Anistia Internacional no país.

 

Esperamos também que, no final da Campanha, receba os dirigentes da Anistia, que irão a Brasília para entregar-lhe a petição. Esperamos, ainda, que, de posse da petição, envie ao Congresso Nacional um projeto de lei, pedindo a revisão da Lei de Anistia de 1979.

 

Esperamos, enfim, que o Congresso Nacional não seja omisso e covarde, tornando-se conivente com os crimes contra a humanidade da ditadura civil-militar, mas atenda ao clamor do povo e modifique a Lei de Anistia de 1979.

 

Conscientes de que a vitória contra a impunidade é fruto da união de todos e de todas, os movimentos sociais populares, as Igrejas, outras organizações da sociedade civil e cada um e cada uma de nós entremos em cheio nessa Campanha, para que um novo Brasil aconteça: um Brasil justo, igualitário e fraterno-sororal.

 

Assine já a petição online no link: http://ativismo.anistia.org.br/50dias.

0
0
0
s2sdefault