Carta ao ministro Gilberto Gil
- Detalhes
- 14/11/2007
Publicamos, abaixo, carta de uma leitora destinada ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, em relação ao repasse de recursos feito pelo ministério ao Instituto Fernando Henrique Cardoso.
***
Prezado Sr. Ministro Gilberto Gil,
Escrevo-lhe para protestar contra a concessão de recurso da ordem de R$5.717.385,94 (CINCO MILHÕES, SETECENTOS E DEZESSETE MIL, TREZENTOS E OITENTA E CINCO REAIS E NOVENTA E QUATRO CENTAVOS) ao Instituto Fernando Henrique Cardoso, por projeto de "Preservação, Catalogação, Digitalização e Acervo Presidente Fernando Henrique Cardoso", conforme informação colhida no sítio desse Ministério, referente ao PRONAC 045808.
É por todos conhecido o estardalhaço com que FHC criou o tal Instituto, com as vultosas contribuições da parcela mais reacionária do empresariado brasileiro. Os objetivos declarados do Instituto não são suficientes para sombrear os objetivos não declarados, quais sejam a promoção do liberalismo econômico no Brasil, a realização de "estudos" sob encomenda para uso dos defensores das doutrinas intervencionistas dos EUA e a autopromoção do fundador, a quem faltam a modéstia e o recolhimento que fazem a dignidade de um ex-presidente – principalmente quando este se sabe responsável pelo sucateamento do patrimônio do povo brasileiro.
Ademais, pergunto a Vossa Excelência: de que servirá aos brasileiros conhecerem o arquivo pessoal do ex-presidente, já que sabidamente nesse acervo não se encontrarão respostas para os escândalos financeiros que marcaram seus dois mandatos? Não será explicado o escândalo do PROER, nem o das privatizações das teles, nem o da compra de votos para garantir a reeleição...
Por isso, Sr. Ministro, registro meu protesto contra a destinação de recurso público para uma instituição privada, mormente em se tratando de um ex-presidente que tantos danos já causou ao Brasil e à grande parcelados brasileiros que elegeu o Presidente Lula e dele espera austeridade no trato da coisa pública, não que alimente a frivolidade do Sr.Fernando Henrique Cardoso.
Respeitosamente,
Maria Izabel Brunacci
Professora, cidadã brasileira, moradora de Brasília-DF