Correio da Cidadania

Ibama é ocupado contra a construção da hidrelétrica de Tijuco Alto

0
0
0
s2sdefault

 

Cerca de 500 ativistas ocuparam a sede do Ibama em São Paulo na manhã desta quarta-feira, 12 de março, contra a obra da usina hidrelétrica de Tijuco Alto no Vale do Ribeira, em São Paulo. A sede foi ocupada a partir das 6 horas por representantes de movimentos sociais e ambientalistas, quilombolas, agricultores familiares e pescadores entre outros.

 

Apesar da grande resistência regional, de problemas metodológicos na elaboração dos estudos de impacto ambiental e de recomendação do Ministério Público para não emitir a Licença Prévia, o Ibama divulgou em 25 de fevereiro o parecer favorável à construção da usina, concedendo uma licença prévia para a obra.

 

Caso ela seja realmente construída, isso afetará o meio ambiente e o modo de vida das populações quilombolas, caiçaras e indígenas da região. A construção da hidrelétrica tem como objetivo gerar energia exclusivamente para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

 

Os movimentos sociais e ambientalistas, sindicatos e colônias de pescadores que organizaram a ocupação desta quarta-feira divulgaram a carta aberta "A UHE Tijuco Alto não interessa ao país e menos ainda ao Vale do Ribeira".

 

Pela manhã, ocorreu os representantes da ocupação se reuniram com a Superintendente do Ibama, exigindo a suspensão da licença prévia. Até o início da tarde a reivindicação não havia sido respondida.

 

O Ibama permanece ocupado pelos ativistas. O Sindsef-SP está apoiando o movimento e sua justa reivindicação. O sindicato e a Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas) estão na ocupação, ajudando no que for preciso e prestando solidariedade.

 

O Ibama São Paulo se localiza na Alameda Tietê, 637.

 

Sindsef-SP
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo
Tel: (11) 5539-1157 – Web Sites:
http://www.sindsef-sp.org.br/e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

0
0
0
s2sdefault