Correio da Cidadania

Campanha O Petróleo é Nosso está de volta!

0
0
0
s2sdefault

 

Fórum Nacional contra a Privatização das Reservas Estratégicas de Petróleo e Gás será lançado no Rio, dia 15, na ABI

 

Com a presença de personalidades e entidades  de todo o país, será lançado no próximo sábado, 15 de março, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio, o Fórum  Nacional contra a Privatização das Reservas Estratégicas de Petróleo e Gás. A constituição do Fórum Nacional representa a retomada da vitoriosa campanha "O Petróleo é Nosso" que, na década de 1950, culminou com a criação da Petrobrás.

 

Hoje o desafio mais premente é a suspensão imediata dos leilões das áreas promissoras em petróleo e gás, promovidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), pelo menos até que seja revista a Lei 9.478/97 (Lei do Petróleo), considerando, sobretudo, as descobertas na área de pré-sal. Tal como está formulado, o marco regulatório em vigor agride os interesses nacionais e compromete profundamente o futuro do Brasil como nação soberana. Por exemplo, ao permitir que empresas estrangeiras explorem e exportem o nosso petróleo e gás, sem controle do Estado brasileiro, o que pode levar o país a ter que importar o óleo originário do solo nacional, ao preço estabelecido pela especulação do mercado externo!

 

 O lançamento do Fórum Nacional será durante a realização de um seminário que contará, na parte da manhã, a partir das 9 horas, com a participação dos debatedores João Pedro Stédile, do MST e da Via Campesina Brasil; Fernando Siqueira, diretor da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet); e de Gustavo Iuriegas, ministro das Relações Exteriores do governo paralelo Lopez Obrador, do México.

 

A partir das 14h, será realizada uma plenária para tratar especificamente da organização do Fórum Nacional, que deverá ter representações em todos os estados, com ênfase nos seguintes tópicos: 1) Definição do caráter do Fórum e sua organização; 2) Estabelecer as ações do Fórum nos campo das lutas, da formação de multiplicadores e da comunicação; 3) Construção do calendário de atividades para 2008.

 

Entendendo o caráter estratégico que representa para o país o controle sobre as reservas de petróleo e gás, a ampla participação de cidadãos e cidadãs brasileiros no seminário foi priorizada pela comissão organizadora, formada pelas seguintes entidades: Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro- RJ), MST, Aepet, CUT,  Conlutas, Federação Única dos Petroleiros (FUP), Frente Nacional Petroleira (FNP)  e Federação Internacionalista dos Sem Teto (FIST).

 

Nesse momento, em que o preço do barril de petróleo vem superando a marca dos 100 dólares no mercado internacional, o seminário e o lançamento do Fórum Nacional se revestem da maior importância. Segundo técnicos da Petrobrás, o potencial estimado das reservas de petróleo na região do pré-sal seria de 80 bilhões, podendo chegar a 100 bilhões de barris, numa extensão de 800 quilômetros do litoral brasileiro, entre os estados de Alagoas/Sergipe até o Paraná. É preciso barrar a entrega das nossas reservas de petróleo e gás às empresas estrangeiras, patrocinadoras de guerras, fome e miséria ao redor ao mundo.

 

Contatos:
Agência Petroleira de Notícias – http://www.apn.org.br/ - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
(21) 8849-2021 (Fátima Lacerda) e (21) 9879-8076 (Rafael Duarte)

0
0
0
s2sdefault