Correio da Cidadania

Entidades lançam manifesto a favor das cotas na TV por assinatura

0
0
0
s2sdefault

 

Será lançado nesta quarta-feira (19), em Brasília, um manifesto assinado por 36 organizações da sociedade civil em defesa das cotas como política de valorização e estímulo ao conteúdo nacional na TV por assinatura. A proposta das cotas consta do relatório do deputado Jorge Bittar (PT-RJ) ao Projeto de Lei 29/2007, e vem sofrendo críticas por parte de alguns empresários do setor, especialmente da Associação Brasileira de TVs por Assinatura (ABTA).

 

Dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), apresentados no manifesto, mostram que a produção brasileira não encontra espaço na TV paga. No quarto trimestre de 2006, por exemplo, os 10 principais canais de filmes exibiram 3.264 títulos de longas-metragens. Destes, apenas 17, ou cerca de 0,5%, eram brasileiros.

 

O manifesto questiona o argumento da campanha da ABTA de que as cotas ameaçam a liberdade de escolha do assinante, apontando que essa liberdade hoje inexiste. As organizações questionam também a suposição de que as cotas elevariam o preço dos pacotes ao assinante, argumentando que é o próprio modelo de negócio das operadoras que mantém esse valor alto e faz com que a base de assinantes não cresça de forma significativa.

 

O lançamento será marcado pela entrega oficial do manifesto ao deputado Jorge Bittar e a distribuição de cópias aos membros da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados. A entrega se dará às 10h15 na sala da presidência da CCTCI, próximo ao plenário 13, onde se reúne a comissão.

 

Fonte: Coletivo Intervozes

0
0
0
s2sdefault