Correio da Cidadania

Ivan Valente denuncia fisiologismo e práticas antiéticas na disputa eleitoral em São Paulo

0
0
0
s2sdefault

 

Em pronunciamento no plenário da Câmara Federal, o deputado e pré-candidato pelo PSOL à Prefeitura de São Paulo criticou o balcão de negócios em que se transformou a eleição paulistana, com a captura de partidos "aliados" por candidaturas que se apresentam como "viáveis".

 

O deputado federal Ivan Valente, pré-candidato pelo PSOL à Prefeitura de São Paulo, criticou nesta segunda-feira (28) a adesão do PMDB ao projeto de continuidade do atual prefeito Gilberto Kassab à frente do Executivo Municipal e o que chamou de "verdadeiro balcão de negócios" em que se transformou disputa paulistana, com a captura de partidos "aliados" à candidaturas que se apresentam como "viáveis para vencer". Na opinião de Ivan Valente, tais práticas "escancaram de vez a idéia de que política é toma-lá, dá-cá, é negociata, alianças espúrias e recompensas futuras para chegar ao poder a todo custo".

 

Em pronunciamento realizado na Câmara Federal, o deputado afirmou que, nesta dinâmica, projetos, programas, ideologia e propostas de políticas públicas para governar acabam não ganhando qualquer espaço no debate público sobre a sucessão municipal. Tampouco se cobra dos partidos e dos candidatos qualquer coerência política ou programática, algo desconsiderado na construção das alianças.

 

"Estamos assistindo a um show de espertezas e "golpes de mestre" que garantam jogadas arrebatadoras para as eleições de 2008 com impacto em 2010. Mas são lances que têm como pano de fundo chegar primeiro e fazer a melhor oferta", afirmou Ivan Valente.

 

"Com essa lógica, que liquida a diversidade e a pluralidade políticas, se força uma polarização entre os partidos escolhidos para "efetivamente" disputar o poder. Assim, em vez da apresentação de projetos e respostas aos problemas municipais, a disputa se pauperiza e se reduz a uma caça de agregados que podem render tempo na TV e no rádio, na soma de aparelhos partidários, de recursos econômicos e marqueteiros mais caros e hábeis para vender imagens", acrescentou.

 

O PSOL reivindica que as escolhas sejam feitas pela população a partir da clareza das idéias, da concordância programática, de compromissos éticos e democráticos e respostas aos problemas da imensa maioria dos cidadãos. Por isso, não aceita que um festival de fisiologismo, incoerências e desmanches programáticos ocupem e esgotem o noticiário, enquanto valores como ética na política e compromissos com os de baixo são ignorados. Para Ivan Valente, isso reflete uma verdadeira despolitização da política e a reafirmação da sua negação.

 

Mais informações para a imprensa:

 

Assessoria do deputado Ivan Valente

Telefones: 11 - 5081-7563

11 - 9815-7967 (Márcio Bento)

 

Gabinete em Brasília

Tels: (61) - 3215-2716 (fax) 3215-3716 / 3215-1716 / 3215-5716

Rodrigo Pereira: 61-9236-8663

 

Deputado Federal Ivan Valente-Psol/SP

Web-Site: http://www.ivanvalente.com.br/

0
0
0
s2sdefault