Correio da Cidadania

Habitação para pequenos agricultores

0
0
0
s2sdefault

 

Com um déficit habitacional estimado em 7 milhões de moradias, o país deixa à margem da dignidade famílias que produzem comida e geram riqueza, trabalho e renda.

 

O campesinato brasileiro é responsável por mais de 70% da produção de comida que chega à mesa do povo brasileiro. No entanto, vive em condições precárias, morando em casebres ou choupanas. Moradia digna no Brasil não é pra quem precisa, pois o acesso aos recursos destinados à habitação é difícil e os mesmos, insuficientes.

 

O governo brasileiro tem acenado com políticas para o incremento da produção no país, porém é tímido no que diz respeito à Habitação. No ano de 2007 o governo Lula assumiu o compromisso em construir 100 mil casas no campo brasileiro, porém os recursos não foram suficientes. Além disso, a burocracia excessiva impediu que muitas das propostas apresentadas fossem efetivadas. Até o momento os recursos disponibilizados para 2008 atenderão a mentos 20 mil casas.

 

Os subsídios apresentados ainda são insuficientes para que as famílias mais empobrecidas possam ter acesso aos financiamentos, embora mais de 80% do déficit habitacional esteja na faixa de até 3 salários mínimos.

 

Por isso o MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores -está nas ruas neste dia 05 de maio em mais de 10 estados para reivindicar a Criação de uma Política Nacional de Habitação Camponesa que possibilite moradia adequada a todas as famílias camponesas, de todas as faixas de renda, em todo o território nacional, de maneira desburocratizada, como política social estratégica para conter o êxodo rural, manter a juventude no campo e repovoar as comunidades camponesas, aplicando, em escala crescente, tecnologias de bioconstrução.

 

Pois não basta apoio para a produção. É preciso mudar as condições de vida

 

no campo e fazer do meio rural um lugar bom para se viver. E neste aspecto, a moradia adquire um papel central.

 

Moradia digna é fundamental para se ter gosto de viver na roça e cumprir bem a dupla missão das famílias camponesas na sociedade atual que é alimentar o povo que mora nas cidades e cuidar do meio ambiente. Além disto, moradia deve incorporar qualidade de vida como conforto térmico, abastecimento de água e saneamento básico.

 

Reivindicamos a disponibilidade de recursos para a construção imediata de 200 mil unidades habitacionais em 2008.

 

Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA

SHIGS 704 Bloco M Casa 15

70331-763 – Brasília/DF

 

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./fone/fax: 61 3322-5226

 

Contatos:

61 3322-5226 – SECRETARIA NACIONAL

61 8153-5794 – MARIA COSTA

51 9933-4360 – FREI SÉRGIO

51 9933-5816 - ÁUREO SHERER

0
0
0
s2sdefault