Conselho Indígena de Roraima denuncia ataque a indígenas na Reserva Raposa Serra do Sol
- Detalhes
- Andrea
- 06/05/2008
Um grupo de pelo menos dez indígenas foi atacado na manhã desta segunda-feira, 5, por jagunços da Fazenda Depósito, de propriedade do prefeito de Pacaraima, Paulo César Quarteiro, na região da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol. A denúncia é do Conselho Indígena de Roraima, que divulgou nota solicitando providências urgentes e imediatas.
De acordo com informações recebidas pelo sistema de radiofonia do CIR, os jagunços chegaram atirando sem dar qualquer chance de defesa às vítimas. A nota diz que um dos indígenas está em estado bastante grave, atingido por tiros na cabeça, ouvido e nas costas. As comunidades indígenas mostram-se "revoltadas com tudo que tem ocorrido dentro de sua casa, onde são humilhadas, têm os bens destruídos e ainda seus membros ameaçados e baleados", enfatiza a nota.
Leia a íntegra da carta do CIR às autoridades.
"Conselho Indígena de Roraima
Carta nº. 355/08 – CIR Boa Vista – RR, 05 de maio de 2008.
Às autoridades,
Prezados Senhores,
Vimos a informar que na manhã de hoje (05/05/2008) às 10:00, foram baleados 10 indígenas na Terra Indígena Raposa Serra do Sol em Roraima, por disparos de arma de fogo efetuados por jagunços do arrozeiro Paulo César Quartiero.
Os indígenas são: ALCIDES, JEREMIAS, LENE, GLENIO, TIAGO, ERIVALDO, XAVIER, CLEBER e mais dois. O último indígena está em estado bastante grave, atingido por tiros na cabeça, ouvido e nas costas.
As comunidades indígenas da TI Raposa Serra do Sol estavam construindo suas casas em sua terra, quando uma caminhonete e cinco motoqueiros, vindo da Fazenda Depósito, de ocupação do arrozeiro Paulo César, chegaram logo atirando por todos os lados no sentido de impedir que os indígenas construíssem suas malocas.
Um dos pistoleiros foi identificado como "Roberto". Logo que dispararam suas armas de fogo fugiram. Os indígenas estão sendo encaminhados a Boa Vista juntamente com a Polícia Federal.
Inúmeras vezes o CIR e as comunidades indígenas têm denunciado que os arrozeiros invasores vêm impedindo o livre trânsito dos indígenas e levado pistoleiros para suas fazendas, e nada tem sido feito. Os conflitos, ora ocorridos na TI Raposa Serra do Sol, razão da disputa sobre a terra, vêm confirmar a necessidade de se punir o arrozeiro Paulo César Quartiero, mandante dos atos de violência e retirá-lo imediatamente de nossas terras.
As comunidades indígenas estão bastante revoltadas com tudo que tem ocorrido dentro de sua casa, onde são humilhadas, têm os bens destruídos e ainda seus membros ameaçados e baleados.
O Conselho Indígena de Roraima (CIR), diante das violações dos direitos humanos dos povos indígenas na TI Raposa Serra do Sol, vem solicitar providências URGENTES e IMEDIATAS.
Atenciosamente,
Terêncio Manduca
Vice-Coordenador do CIR
Conselho Indígena de Roraima