PSOL requer contratos da Alstom ao Tribunal de Contas de São Paulo
- Detalhes
- Andrea
- 13/05/2008
Os deputados federal Ivan Valente e estadual Carlos Giannazi solicitaram, nesta sexta, acesso aos contratos da Alstom com o Metrô de São Paulo. A multinacional está sendo investigada por suspeita de ter pago propina para obter contratos no Brasil.
Diante das informações sobre possíveis irregularidades ventiladas na imprensa nacional e internacional em relação a contratos assinados pela multinacional Alstom e o Metrô de São Paulo, os deputados federal Ivan Valente e estadual Carlos Giannazi, do PSOL, solicitaram acesso aos contratos da multinacional junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O requerimento, protocolado nesta sexta (9), pede acesso a todos os contratos desde 1990, assinados com o Metrô e também com outras empresas públicas vinculadas ao governo paulista.
De acordo com reportagem publicada no jornal The Wall Street Journal e reproduzida pelo Valor Econômico de 6 de maio, a empresa está sendo investigada na Suíça e na França por suspeita de ter pago propina para obter contratos no Brasil e em outras partes do mundo. Entre as possíveis irregularidades, uma delas envolve o pagamento de 6,8 milhões de dólares para ganhar um contrato de US$ 45 milhões com o Metrô de São Paulo.
"Em face da gravidade das denúncias, e ainda, de outras notícias correlatas de envolvimento da Alstom em negociações escusas no Brasil, a análise minuciosa dos referidos contratos é fundamental", afirmou o deputado federal Ivan Valente. Para o deputado estadual Carlos Giannazi, essas informações são essenciais para o exercício parlamentar de fiscalização, uma vez que a empresa inclusive faz parte do Consórcio Via Amarela, responsável pela execução da linha 4 do Metrô.
Mais informações para a imprensa:
Márcio Bento - (Assessoria do deputado Ivan Valente) - (11) 5081-7563 ou 9815-7967
Eduardo Olimpio - (Assessoria do deputado Carlos Giannazi) - (11) 9409-0481
Deputado Federal Ivan Valente-Psol SP - http://www.ivanvalente.com.br/