Correio da Cidadania

Pistoleiros ameaçam famílias acampadas

0
0
0
s2sdefault

 

Pistoleiros fortemente armados começaram, no dia 18, a ameaçar 600 famílias organizadas pelo MST que ocuparam pela manhã as Fazendas São Marcos e Arizona a 15 km do município de Parauapebas/PA. Estas fazendas são supostamente propriedade de José Marques Ferreira, conhecido como Donizete.

 

Donizete é um dos principais fazendeiros envolvidos na execução de Fusquinha e Doutor, lideranças do MST assassinadas no ano de 1998, durante ação de despejo da Fazenda Goiás II, município de Parauapebas.

 

Segundo informações da coordenação do Acampamento, cerca de 10 homens portando armas de grosso calibre passavam apontando para as pessoas e chamando-as  de defuntas, dentre outras falas de ameaças de morte. Na cidade de Parauapebas o que se ouve é que os fazendeiros apresentaram uma lista de lideranças que deveriam ser "eliminadas" para que a paz e a proteção da propriedade pudessem permanecer.

Apesar desse clima tenso, as famílias (entre homens, mulheres, jovens e crianças) continuam unidas e firmes na montagem do acampamento. Todas as famílias estão dispostas a resistirem e reivindicam: a) Que o Estado atue  no controle dessas ações criminosas de pistolagem; b) Que se implemente a reforma agrária, com a desapropriação e o assentamento imediato das 600 famílias nestas fazendas, São Marcos e Arizona, pelas mesmas praticarem crime ambiental; c) E a retomada do processo jurídico dos assassinatos de Fusquinha e Doutor.

 

 

Fonte: Coordenação estadual do MST/PA

0
0
0
s2sdefault