Correio da Cidadania

Seminário na USP debate impacto de hidrelétrica no Tijuco Alto

0
0
0
s2sdefault

 

A Frente de Apoio ao Vale do Ribeira, em São Paulo, realiza neste dia 16 de maio (sexta-feira) o seminário "Impactos Sociais e Ambientais da Usina Hidrelétrica de Tijuco Alto". A atividade acontece das 14 às 21 horas, no auditório da História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (na Cidade Universitária).

 

Haverá um debate com a presença dos professores Regina Célia Mingroni Netto (do Instituto de Biociências), Enrique Ortega (da Faculdade de Engenharia de Alimentos), Célio Bermann (do Instituto de Eletrotécnica e Energia) e Antonio Theodorovicz (membro do Serviço Geológico do Brasil/CPRM).

 

Regina Célia falará sobre os impactos da hidrelétrica sobre a saúde das populações quilombolas, Enrique e Célio abordarão políticas alternativas à usina e Antônio discutirá iniciativas de desenvolvimento sustentável para a região do Vale do Ribeira.

 

Participam da construção da atividade a Frente de Apoio ao Vale do Ribeira em São Paulo, o Movimento dos Ameaçados por Barragens (MOAB), o Coletivo Educador do Lagamar e diversas entidades dos movimentos sociais. O deputado estadual Raul Marcelo estará presente.

 

A iniciativa se inscreve na luta contra a construção de barragens e da usina hidrelétrica na região do Tijuco Alto, da qual o mandato participa desde o seu início. Em meados do ano passado, a Assembléia Legislativa aprovou projeto de lei de iniciativa de Raul Marcelo (o PL 394/2007), transformando o rio Ribeira de Iguape em patrimônio histórico, cultural e ambiental. A aprovação da propositura impedia a execução de obras que impactem o meio ambiente e a vida das populações ribeirinhas e por isso o governador José Serra (PSDB), numa evidente manobra para permitir a implantação de quatro barragens na região em benefício da Companhia Votorantim na região, vetou o texto. Desde setembro de 2007, o projeto está de volta à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para entrar na ordem do dia das votações, o que vem sendo impedido pela maioria governista na Casa.

 

Luciana Araujo

Assessoria de Comunicação

Deputado Estadual Raul Marcelo (PSOL)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(11) 3885-8429 / 9891-5169

0
0
0
s2sdefault