Correio da Cidadania

Manifestação na Av. Paulista contra o golpe separatista na Bolívia

0
0
0
s2sdefault

 

Abaixo a direita fascista ianque na América Latina!  

 

Na última semana, uma escalada de violência tomou o leste da Bolívia. Como não puderam eleger um representante direto das classes dominantes para o governo central, grupos civis da direita fascista tentam impor um golpe separatista ao país, com vistas à derrubada do governo de Evo Morales e a retomar o controle absoluto sobre o país vizinho, em especial sobre o gás e os demais hidrocarbonetos.

 

Tais grupos, liderados pelos auto-intitulados "comitês cívicos" e pelos governadores oposicionistas de cinco departamentos (estados), em coordenação com a embaixada norte-americana, implementaram um verdadeiro Estado de terror em muitas cidades do oriente boliviano.

 

O caráter racista destas manifestações - que chamam de "invasor" o indígena do altiplano que migra para as terras baixas - é evidente não somente no discurso. Muitas das ações violentas desta semana se deram justamente nos locais de trabalho e de moradia desta população migrante - como no mercado camponês em Tarija e no bairro popular Plan 3000, em Santa Cruz. Porém, a gota d’água ocorreu na última quinta-feira (11/08), quando 30 trabalhadores camponeses (dados divulgados pelo governo Boliviano até 14/09/2008) foram massacrados por funcionários e grupos paramilitares ligados ao governo oposicionista do departamento de Pando.   

 

Frente a esta situação, chamamos a todos para um ato de repúdio veemente à iniciativa de golpe separatista na Bolívia. Os EUA nunca hesitaram em utilizar a força para impor Estados de terror com o objetivo de impedir o avanço das lutas e reivindicações  camponesas, indígenas e operárias. Mas a ditadura e o fascismo não voltarão! Abaixo a direita fascista ianque na América Latina!

 

Chamamos a todos e todas para se juntarem a nós em frente ao consulado boliviano, na Av. Paulista, n° 1439. A manifestação será às 17 horas do dia 18 de agosto.

 

MST/ MTST INTERSINDICAL/ CONLUTAS/ PASTORAL OPERÁRIA METROPOLITANA DE SÃO PAULO/ PSOL/ PSTU/ PCB.

0
0
0
s2sdefault