Correio da Cidadania

Indígenas colombianos seguem protestando por seus direitos

0
0
0
s2sdefault

 

Milhares de indígenas colombianos completam hoje, 17/10, sete dias de protestos em numerosos departamentos (estados) do país para reclamar o respeito a seus direitos ancestrais e o fim das perseguições contra os povos autóctones.

 

Os indígenas se mobilizam para reivindicar os direitos sobre os territórios originários e por uma saída negociada e digna ao conflito armado que vive o país. Também denunciam a violação sistemática dos direitos humanos e o que qualificam como criminalização do protesto social pelo direito à autonomia e à justiça.

 

Para esta sexta, a Organização Nacional Indígena (ONIC) convocou um grande plantão de solidariedade com os povos originários, extensivo aos mais de 15 mil cortadores de cana do Valle do Cauca, em greve há 20 dias por melhorias salariais e nas suas condições de trabalho. Está previsto um ato em frente ao emblemático Museu do Ouro e uma marcha até a Praça Bolívar.

 

Segundo a ONIC, 400 mil membros dos povos originários foram despojados de suas terras e 18 dessas comunidades correm perigo de extinção, o que constitui um genocídio.

 

Nos últimos seis anos, 52 mil indígenas foram deslocados pelo conflito armado, o que resulta numa cifra enorme levando em consideração que eles só representam pouco mais de 2% da população colombiana.

 

Publicado em Adital.

 

Fonte: Prensa Latina

0
0
0
s2sdefault