Correio da Cidadania

BR-163 Sustentável

0
0
0
s2sdefault

 

Um ano depois de lançado, o Plano BR-163 Sustentável continua no papel. Na teça-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, representantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais integrantes do Consórcio pelo Desenvolvimento Sócio-ambiental da BR-163 (Condessa)  protocolaram, no Palácio do Planalto, um bolo de “aniversário” e um documento com críticas à ausência de ações governamentais para colocar o plano em prática. Os organizadores da manifestação exigem que o presidente Lula publique o decreto de oficialização do modelo de gestão que vai permitir a implementação participativa de um conjunto de iniciativas de mitigação dos impactos sócio-ambientais do asfaltamento da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarám).

 

A rodovia atravessa os estados de Mato Grosso e Pará e é considerada uma das principais vias de escoamento da produção de grãos, carne e madeira da Amazônia. Quase mil quilômetros da estrada devem ser asfaltados segundo projeto do governo. As iniciativas previstas no documento têm objetivo de reduzir os inevitáveis impactos sociais e ambientais que a obra vai causar, como o aumento do desmatamento e de queimadas, grilagem de terras, migração.

 

Criado em novembro de 2004, o Condessa acompanhou todo o processo de elaboração do Plano BR-163 Sustentável e pretende viabilizar ações prioritárias levantadas pelos movimentos sociais, ambientalista e dos agricultores familiares para a pavimentação da estrada. Hoje, o consórcio conta com cerca de 50 entidades filiadas e é o principal interlocutor nas discussões sobre o assunto com o governo federal. Compõem a coordenação do fórum o Grupo de Trabalho Amazônico (Rede GTA), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará (Fetagri-PA), Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (FORMAD), Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), Instituto Sócio-ambiental (ISA) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).
0
0
0
s2sdefault