São Paulo é a cidade mais cara das Américas
- Detalhes
- 13/06/2012
Capital paulista figura como a 12ª cidade mais cara do mundo em lista de consultoria britânica.
São Paulo é a cidade mais cara das Américas, segundo estudo divulgado nesta terça-feira (12) pela consultoria Mercer. A metrópole ocupa a 12ª posição em um um ranking global com o custo de vida de 214 cidades. O Rio de Janeiro vem logo atrás, em 13º lugar.
A pesquisa leva em consideração um conjunto de 200 bens e serviços, entre eles despesas com transporte, alimentos, roupas, lazer, eletrodomésticos e aluguel. O principal objetivo da pesquisa é ajudar na definição de salários de funcionários de governos e multinacionais transferidos para outros países.
No topo da lista aparece a capital japonesa Tóquio, que assumiu a liderança ultrapassando Luanda, capital da Angola. A cidade mais cara da Europa continua sendo Moscou, que figura em 4º, mesma posição que ocupava em 2011.
A terceira cidade brasileira a entrar na lista foi Brasília, que caiu do 33º lugar no ano passado para 45º em 2012. São Paulo e Rio de Janeiro também apresentaram queda, de duas e uma posição, respectivamente.
Como a pesquisa usa como referência a cidade de Nova York e o dólar americano, as cotações das moedas locais possuem influência significativa na posição das cidades no ranking.
A crise econômica enfrentada pela zona do Euro fez com que a colocação da grande maioria das cidades européias caísse no ranking, com raras exceções como Moscou. De acordo com Nathalie Constantin-Métral, coordenadora da pesquisa, a depreciação das moedas locais frente ao dólar americano e a instabilidade econômica foram os principais motivos para a queda.
Fonte: SpressoSP.