Tribunal Popular convida para o lançamento do Comitê pela Desmilitarização
- Detalhes
- 26/08/2013
A polícia militar no Brasil nasceu com a ditadura militar como força auxiliar do exército, o Ato Institucional número 5 definiu a relação da PM com as forças armadas, elegendo o chefe do exército, por aprovação, os chefes das polícias estaduais.
Essa característica da polícia traz uma série de distorções, que vai da doutrina da segurança nacional e do inimigo a se combater, passando pelo reforço de ações violentas, tendo na estrutura legal o manto da proteção, já que quem julga os policiais que cometem crimes é a própria corporação, não garantindo nenhuma isenção desses processos.
No último período, agravou-se muito a atuação das polícias, já que a política de segurança de forma geral é baseada no controle do povo, da classe trabalhadora, com base no Tolerância Zero, inspirado na política de segurança nacional dos EUA!
A situação tende a se agravar, já que o Estado brasileiro, de forma ilegal, atribuiu poder de investigação ilimitado à Força de Segurança Nacional, podendo essa ser acionada não só pelo governadores dos estados, mas por ministros e outros. Essa é a “polícia” que tem sido usada para reprimir as diversas lutas na construção civil, indígenas, quilombolas etc.
Outro aspecto agravante é a aprovação da lei antiterror que corre no congresso: um dos aspectos é a criminalização dos movimentos sociais, criminalizando e impedindo de vez que o povo lute por uma sociedade melhor
Logo, entendemos que desmilitarizar a polícia é muito mais que a desmilitarização da polícia militar, sendo a desmilitarização e despenalização a vida, muito embora, desmilitarizar a policia e passar a gestão da segurança pública para o controle popular é fundamental!
Por isso convidamos os setores que têm discutido a repressão policial para compor comitês pelo Brasil, para que possamos discutir que polícias temos e que modelo de segurança de fato garante a segurança para o povo brasileiro.
Nesta terça-feira, lançaremos o Comitê pela Desmilitarização, e para ajudar no debate lançaremos o documentário "Com Vandalismo", quando teremos um bate papo com um dos diretores, Bruno Xavier, para refletir sobre o filme e pensar que ações podemos desencadear no sentido de construir uma campanha de massa, capaz de levar à desmilitarização da polícia!
Local: ECLA (Espaço Cultural Latino-Americano).
Endereço: Rua da Abolição, 244 Bixiga
Horário: 19:00