Correio da Cidadania

Estudantes protestam por eleições diretas na USP nesta terça

0
0
0
s2sdefault

 

O Diretório Central dos Estudantes da USP (DCE-Livre) está convocando uma greve estudantil com manifestação, nesta terça-feira (01), 13h, em frente à reitoria da universidade onde será realizada reunião do Conselho Universitário.

 

Os manifestantes pedem que a reunião do Conselho Universitário seja aberta e tentarão chegar até o auditório. Eles reivindicam eleições diretas para reitor, fim da lista tríplice e paridade entre professores, estudantes e funcionários na escolha da reitoria. A Associação de Docentes (Adusp) e Sindicato dos Funcionários (Sintusp) também convocam a paralisação.

 

A Universidade de São Paulo não adota eleições diretas até hoje. A eleição para reitor na USP tem dois turnos, sendo que no primeiro, os 1.925 eleitores escolhem três nomes e os mais votados vão para o segundo turno, no qual participam 330 eleitores. O governador escolhe entre os três mais votados.

 

No último pleito, o reitor João Grandino Rodas, apesar de não ter sido o mais votado em consulta interna, foi escolhido pelo então governador José Serra (PSDB). Em setembro, Rodas afirmou em carta à comunidade que defende mudanças no formato das eleições. Atualmente, no primeiro turno participam 1925 eleitores – na maioria professores – e no segundo turno apenas 330 – integrantes do Conselho Universitário e conselhos centrais.

 

Na reunião do Conselho Universitário, várias propostas serão debatidas http://democracia.usp.br/?page_id=11 . Entre elas está a formulada pelo DCE e pela APG (Associação dos/as Pós-Graduandos/as), baseada em um plebiscito realizado em outubro de 2012, onde 92,7% dos 4591 estudantes foram favoráveis à proposta das entidades.

 

Manifestação Dia 01/08, terça-feira, 13h, em frente à reitoria da USP. Endereço: Rua da Reitoria, 374 Cidade Universitária – São Paulo – SP Contatos: Luisa – 98585-5150 Felipe – 95206-4432 http://www.dceusp.org.br/

0
0
0
s2sdefault