O Jornalismo do futuro e o futuro do jornalismo
- Detalhes
- Daniela
- 27/09/2007
Revista Imprensa promove Seminário sobre jornalismo no Rio de Janeiro
Na próxima segunda-feira (01/10), a revista IMPRENSA, que está comemorando 20 anos, promove, com o patrocínio da Petrobras, o seminário O Jornalismo do futuro e o futuro do jornalismo. O evento acontece na cidade do Rio de Janeiro (RJ), nas dependências do Hotel Glória, à Rua do Russel, 632, com entrada gratuita.
O encontro abordará as mudanças tecnológicas, de mercado e da economia, além da maneira como elas influenciam no agir social e no jornalismo. O objetivo é reunir profissionais, estudantes, professores e pesquisadores de comunicação para um diálogo aberto sobre o atual estado, o futuro e as perspectivas do jornalismo brasileiro e mundial, numa conexão entre as mais diversas editorias (cultura, responsabilidade social, meio ambiente, economia, internacional e esporte), e as relações de troca que as redações estabelecem com a sociedade na construção das pautas cotidianas.
Entre os palestrantes e mediadores estão alguns dos mais renomados e bem sucedidos jornalistas, produtores de conteúdo e executivos de mídia do Brasil.
Jornalismo do futuro e o futuro do jornalismo está dividido em uma conferência de abertura com os profissionais Caio Túlio Costa (IG), Ricardo Kotscho (Revista Brasileiros), Sidney Rezende (Globo) e Ricardo Noblat (blog do Noblat), e dois painéis temáticos: "As grandes pautas e a agenda cotidiana" e "A agenda cotidiana em grandes pautas", com a participação de George Vidor (Globo News), Mário Andrada (Reuters), Mário Magalhães (Folha de São Paulo), dentre outros.
Programação
10h00
Conferência de Abertura
Palestrante: Caio Túlio Costa (iG)
Debatedores: Ricardo Kotscho (Revista Brasileiros) e Ricardo Noblat
(Blog do Noblat).
Moderador: Sidney Rezende (Globo)
O tema proposto pela organização do seminário é a relação entre comunicação,
jornalismo, empresas e tecnologia. Basicamente, o que se pretende com essa
conferência é abrir um campo de reflexão sobre o papel das novas tecnologias e
na construção de um novo modelo de relacionamento entre as empresas, redações e
a sociedade. Questões de fundo: as companhias serão também
produtoras de conteúdo? Como elas vão fazer uso da tecnologia para se
relacionar com seus públicos? Qual é o papel da Internet nesse cenário? Como
ficam, portanto, as atribuições do jornalismo e dos jornalistas? E das
assessorias de imprensa? O conferencista tem, aproximadamente, 25 a 30 minutos para expor
suas idéias e os debatedores, 15 minutos.
11h00
Painel I
As grandes pautas e a agenda cotidiana
Participantes: George Vidor (Pauta Energia, Globonews),
Washington Novaes (Pauta Meio
Ambiente, TV Cultura) e Mario Andrada (Pauta Internacional, Reuters).
Moderador: Paulo Totti (Valor Econômico)
Pelo seu caráter mais abrangente, mais global e menos palpável, as pautas de
Energia, Internacional e Meio Ambiente acabam ficando, muitas vezes, distantes
da realidade cotidiana, embora, sabemos, os fatos que envolvem esses assuntos
têm impacto direto sobre a vida de cada um dos cidadãos. A intenção desse
painel é levantar um questionamento acerca da relação entre jornalismo e
sociedade, no geral, e na importância dessas coberturas, particularmente. Como
se relacionam, entre si, estas pautas? O que pode ser feito para que elas se
aproximem da realidade do leitor/espectador/ouvinte/usuário? Como convencer de
que esses temas são importantes e merecem uma cobertura mais aprofundada e
sistemática? Essas são algumas perguntas que o painel pode provocar.
14h30
Painel II
A agenda cotidiana em grandes pautas
Participantes: Amelia Gonzales (Pauta Responsabilidade Social, O Globo), Zuenir Ventura (Pauta Cultura, O Globo) e nome a confirmar.
Moderador: Mário Magalhães (Folha de S.Paulo)
Presentes em maior ou menor grau no noticiário, as pautas de responsabilidade
social, cultura e esportes precisam, sistematicamente, beber na sociedade dos
fatos que alimentem sua cobertura. Na prática, elas sempre são confrontadas com
a necessidade de novas abordagens, o que só é possível com novas fontes e um
outro posicionamento, diferenciado, diante dos fatos que cotidianamente se oferecem
para os jornalistas que cobrem essas áreas. Como cobrir esportes e cultura
fugindo da abordagem ligada a eventos ou às instituições? Como essas pautas
podem fazer diferença na vida do cidadão? Qual a relação entre os temas
esportivos e culturais e a construção de novos paradigmas (mais sustentáveis,
socialmente responsáveis, inclusivos) que permeia tanto a agenda do terceiro
setor e da responsabilidade social?
17h00
Conferência de Encerramento
Fonte: www.trendcomunicacao.com.br
Informações: William Lara - (11) 8273-1178