Reforma agrária é demanda atual e exige a massificação da luta popular
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- Valéria Nader
- 30/05/2007
Qual o sentido das mobilizações do MST, o Movimento
dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, nesses últimos meses, com novas ocupações de terras ao longo de
todo o país?
Estaríamos mesmo diante de bandalheiros, que ano após
ano vêm badernando como crianças mal criadas, quando não criminosas, conforme
nos faz crer uma mídia que, quase em coro, deprecia das formas mais sorrateiras
a atuação dos movimentos sociais?
Ou estaríamos frente a uma luta anacrônica, de
utópicos e ingênuos militantes, que ainda acreditam existir uma questão agrária
a resolver em nosso país, mesmo que diante dos altos índices de produtividade
agrícola e da conclusão da urbanização, conforme enunciado em estudos recentes
de intelectuais do ramo?
O militante do MST José Batista faz frente a essas
apreciações, com a visão, argumentos e justificativas de quem vive e estuda,
desde dentro, a realidade agrária do país.
Confira abaixo.
***
Correio da Cidadania: O MST intensificou, nos últimos
meses, suas ações pelo país. Qual o sentido e o significado de tais ações?
José Batista: É uma luta do
movimento em função de que a reforma agrária no Brasil está paralisada. As
manifestações que ocorreram com os assentados são uma demonstração real, em
torno de 150 mil famílias país afora estão há muito tempo - algumas cinco, seis
ou sete anos - aguardando o assentamento. As ações que o movimento organizou
são muito mais em função dessa demanda acumulada, relacionada à reforma
agrária. Não está em curso nenhum plano sobre a proposta que defendemos há
algum tempo e na qual várias pessoas se envolveram, intelectuais inclusive, relativa
à intervenção do governo para resolver a questão da demanda. Essa jornada ocorre
justamente em função desta demanda acumulada.
CC: O que significa uma
reforma agrária efetiva hoje em nosso país? Qual a importância de sua
realização?
JB: Os movimentos sociais entendem a reforma agrária
como uma forma de geração de empregos no campo, que passa por distribuição de
terra, de condições de produção, educação e moradia digna. É uma estratégia
para resolver os problemas de milhares de famílias que querem produzir no
campo.
Por outro lado, temos muitas terras disponíveis, improdutivas, terras públicas,
e temos um número grande de famílias que os movimentos sociais organizam. No
caso do MST, são 150 mil famílias, e ao todo são 230 mil famílias no Brasil que
lutam pela reforma agrária.
E essa reforma agrária só tem sentido se pensarmos outro modelo para o campo
brasileiro, que tem um papel a cumprir. Esse papel é a produção de alimentos, a
preservação ambiental, levar a educação e a cultura para o campo. Inclusive,
isso é contra o modelo que está em curso, que é o da concentração da terra -
defendemos a "desconcentração" da terra e a destinação das terras
improdutivas e públicas para as famílias que vão produzir alimento -, de
monoculturas em grande extensão - em um período próximo, corremos o risco de
destruição ambiental. Esse modelo da grande monocultura hegemonizada pelo velho
latifúndio, com o apelido de agronegócio, não tem perspectiva nem de geração de
empregos e nem de produção de alimentos. Mesmo o trabalho que gera é de total
exploração, como no caso do corte da cana. Isso sem falar na degradação
ambiental.
O destino desses produtos, dessas matérias-primas, não é resolver o problema do
povo brasileiro. É pagar os juros, garantir o lucro de meia dúzia de banqueiros,
garantir o superávit primário. Quem mais lucra nesse país é o capital
especulativo e os bancos, duas ou três multinacionais que controlam o mercado
de máquinas e de insumos e, inclusive, a comercialização desses produtos.
Para nós, a reforma agrária é pensar um outro modelo, um outro papel para a agricultura. É pensar uma outra maneira
de ver o campo. A nossa matriz é a do velho latifúndio; queremos inverter essa
lógica, levando muitas famílias para viver no campo, com condições de educação,
de infra-estrutura, de moradia, de cultura, e produzindo alimentos. Resolve-se,
assim, o problema do povo brasileiro, e não o problema do mercado, do pagamento
de juros, de meia dúzia de multinacionais que destroem o meio ambiente.
CC: Qual seria a estratégia para essa efetiva
distribuição de terras no atual momento histórico?
JB: A estratégia é deflagrar o
enfrentamento entre estes dois projetos: o modelo para o povo brasileiro, para
a agricultura e para o conjunto da sociedade, contra esse modelo que está sendo
implementado e que agora, com a popularidade do etanol, se intensifica ainda
mais. A luta que promovemos em março, em abril e agora em maio faz parte dessa
estratégia.
A reforma agrária,
estando nesse patamar de enfrentamento de modelos, passa por um processo
profundo de transformações, e deve portanto contar com a participação de outras
forças políticas. Só o enfrentamento, só a luta concreta é que pode levar à
alteração dessa correlação de forças.
CC: Como você enxerga a relação do
governo com esse modelo que está a cada dia mais patente, especialmente no que
concerne à sua ligação com o agronegócio e com os biocombustíveis?
JB: É uma prova concreta de que não
há vontade de mudanças, de que não está em curso nenhum processo de mudança
estrutural no país, não está em curso a reforma agrária, não está em curso a
inversão da lógica que levaria a pensar o país a partir das necessidades do
povo brasileiro. A questão dos biocombustíveis prova que, na agricultura, a
prioridade é para o grande capital, principalmente o capital internacional.
Pensamos em produzir etanol não para colocá-lo no tanque dos ônibus para
melhorar a condição do transporte coletivo - até porque o álcool é um
combustível fraco, que não move ônibus. É um combustível de consumo da classe
média, que não resolve os problemas coletivos do povo.
Se fosse para resolver as necessidades energéticas do povo brasileiro, não
haveria por que multiplicar por cinco, por dez, a produção da monocultura de
cana. Estamos condenando a terra brasileira a produzir álcool ao invés de
produzir alimento, destruindo o meio ambiente e colocando a vida de
trabalhadores em jogo para produzir litros e litros de álcool para a
exportação, para manter uma sociedade de consumo ao estilo norte-americano.
Trata-se de manter um padrão de consumo movido a carros individuais - um modelo
de sociedade em crise. Trata-se de incentivar a produção do álcool para alimentar
os carros de quem tem o seu próprio veículo. Esse modelo não serve para nós
brasileiros.
Estamos, ademais, diante do incentivo a uma monocultura que se constitui em uma
matéria-prima para a exportação, como é o caso do eucalipto, da soja, e que
ainda destroem o cerrado e a Amazônia brasileira.
Está evidenciado, portanto, que estamos frente a dois modelos em disputa, e não há sinalizações do governo federal em
priorizar aquele que é o mais condizente com o país e com o seu povo. A
panacéia do etanol constitui clara sinalização do aprofundamento do modelo do
agronegócio. Se não conseguirmos barrá-lo, restará uma tragédia para a
humanidade, para o povo brasileiro, para a biodiversidade e para os recursos
naturais. O que está em jogo para esse modelo não é a vida do povo, do
trabalhador do corte da cana. O que lhe interessa é o lucro de algumas poucas
empresas brasileiras e de um grande número de empresas multinacionais.
CC: O MST esteve próximo do governo
durante o primeiro mandato de Lula, até mesmo pelo seu histórico próximo ao PT.
Como o movimento se posicionará nesse segundo mandato em face desse
diagnóstico, do qual se deduz uma clara priorização do agronegócio pelo
governo? Há como lutar e levar adiante suas estratégias sem um enfrentamento
maior?
JB: Um dos maiores princípios do MST
nos seus 23 anos de existência é a sua autonomia política, que mantemos com
qualquer que seja o governo. No primeiro mandato de Lula, não fizemos parte do
governo e não houve nenhum combinado de não fazer luta. Ao contrário, todo o
nosso esforço, desde o período de FHC - cujo modelo não mudou -, é para o
enfrentamento. Isso não será diferente nesse período, independente, enfatizo,
de qual seja o governo. O capital tem as suas formas de se institucionalizar, e
lutamos contra o capital, contra a sua forma de exploração da agricultura. Se
qualquer governo se identifica mais com esse projeto do que com o nosso, a luta
não é com ele, mas sim contra o modelo. Governos de plantão estão a serviço da
hegemonia, e quem hegemoniza atualmente é o capital.
Hoje, a tarefa do movimento continua ser manter a sua autonomia e ajudar a
organizar e participar de todas as lutas, seja dos sem-terra ou de outras
categorias, e trabalhar a unidade com outros movimentos, para ampliar a
capacidade de luta, quem sabe massificá-la. Assim poderemos ter bandeiras
maiores, em função de uma outra concepção de sociedade, com mudanças mais
profundas.
CC: Mas essa luta é possível sem ruptura
com o governo Lula?
JB: Ruptura não haverá, pois não
existe acordo nenhum. O governo tem o seu caminho a escolher; nós escolhemos o
caminho da luta e do enfrentamento a esse modelo. Esse é o desafio que está
colocado para o movimento, e só no dia em que tivermos grandes mobilizações das
grandes massas é que teremos força. Não vai ser uma posição mais radical ou
menos radical que irá resolver a situação; precisamos priorizar o trabalho de
base, principalmente com a juventude que está sem perspectivas nas periferias
dos grandes centros, com os desempregados. Estamos com essa disposição, para
que, quando houver um nível de consciência na classe trabalhadora que capacite
a mobilização, possamos, independentemente de qualquer governo, propor essas
mudanças e imprimi-las. Esse é o principal desafio.
CC:
A massificação da luta é, portanto, uma condição hoje essencial para que se reverta
a correlação de forças de modo favorável aos trabalhadores.
JB: Sim, e a reforma agrária
passa a ser uma luta do conjunto da classe trabalhadora, assim como a luta pelos
direitos dos trabalhadores. O MST se inclui na luta pelos direitos
trabalhistas, contra a reforma da Previdência e contra a proibição de greve. Há
uma luta maior a ser travada, e a bandeira da reforma agrária deve estar nesse
contexto. Não queremos resolver o problema somente dos sem-terra, a reforma
agrária passa por um projeto de sociedade, de mudar o modelo de sociedade -
inclusive de como se relacionar com a natureza, de como garantir a preservação
ambiental, a preservação da água, de como garantir a soberania alimentar. E,
por que não, a soberania energética. Ao invés de vender a nossa matéria-prima,
explorar os trabalhadores e a natureza para vender biocombustível - que de bio
não tem nada, na verdade é a agroenergia, energia que provém da agricultura -,
precisamos pensar em energia para o povo brasileiro.
CC: E essa massificação da luta passa
também essencialmente pelo desenvolvimento da percepção de que a questão
agrária continua atual e pendente, e de forma ainda mais forte, em face do
evidente aguçamento da oposição entre dois modelos para o campo, um voltado
para o capital e outro para o povo - ao contrário do que alguns intelectuais
estão dizendo.
JB: Chico Graziano diz que a reforma
agrária é o problema de um movimento ideologizado, que não há mais sem-terras
no Brasil, que não há mais latifúndio. Porém, estamos tropeçando todos os dias
em latifúndios improdutivos, em terras públicas sendo apropriadas indevidamente
por grileiros, estamos vendo a destruição da Amazônia brasileira em função da
monocultura.
Para resolver essa questão agrária, são necessárias medidas contundentes - por
exemplo, está na mesa do presidente da República, desde 1975, a mudança do
índice de produtividade. Desde então, está sem atualização.
Se esses intelectuais estão realmente convencidos, conforme seus discursos, de que
estão sendo resolvidos os problemas no campo e na produção, qual o medo de
mudar o índice? Se está tudo resolvido, qual o problema? A realidade é que houve
muitos avanços nas técnicas produtivas agrícolas no Brasil, sem dúvida alguma,
mas os índices continuam os mesmos de 32 anos atrás, quando meio boi por hectar
era considerado produtivo.
CC: Trata-se então de um discurso produzido para avalizar o capital?
JB: Claro, e manter a economia no
campo com base no latifúndio, que é a nossa ferida histórica. O latifúndio é
algo atrasado, que reproduz a cultura do atraso. E agora propõem que tudo
continue como há 500 anos, com a monocultura voltada à exportação.
Não há nada de novo no
campo brasileiro, é o velho latifúndio que reproduz as mesmas formas de
exploração - inclusive o trabalho escravo, o trabalho infantil, e a uma
velocidade muito grande de destruição do meio ambiente. Quando exportamos soja
e eucalipto, álcool e açúcar, estamos exportando a nossa água doce.
CC: Insistindo um pouco nessa relação com o governo, a partir dos
olhares externos, enquanto setores mais à esquerda notam um distanciamento do
governo em relação às demandas do sem-terra, os críticos mais à direita - e aqui em função do próprio histórico de
lutas do MST e do PT - chegam mesmo a fazer acusações de que o MST se utiliza
de recursos públicos para simular ataques às políticas federais. O que você
diria frente a tais argumentos?
JB: Como disse, o MST mantém a sua
autonomia, inclusive em relação a recursos provenientes do governo. Os recursos
do governo que chegam aos assentamentos são recursos oficiais, pois o
assentamento é um espaço oficial de atuação do governo. Os parcos recursos que
o governo disponibiliza são aplicados na educação e capacitação nos
assentamentos, em condições ainda precárias. O MST se dispõe a cumprir um papel
no campo que é o da preparação, da educação e da organização dos assentados,
funções que o próprio Estado não desempenha. Os recursos para os assentamentos
são insuficientes para a organização de escolas, de moradia, de estradas, de
cultura e lazer de qualidade.
CC: Quais são os desafios imediatos que estão colocados e as ações
programadas?
JB: Vamos realizar, em junho, o
Congresso Nacional do MST, e estamos priorizando a unidade de todas as forças
populares no Brasil para fazer essa grande mobilização, esse processo de
preparação da consciência dos trabalhadores, para entendermos o caráter do
enfrentamento com o capital que estamos vivendo e o papel dos movimentos.
O fundamental agora é evitar sectarismos e ver o que é possível
construir conjuntamente, com a perspectiva de uma luta maior, por mudanças na
sociedade, para a construção do socialismo no Brasil - socializar a terra, os
meios de produção, pensar o Brasil para o povo brasileiro, e não para resolver
o problema de uma sociedade internacional que está em crise. Não temos que
produzir matéria-prima para resolver o problema de um país como os EUA, que quer
ser o império do mundo, mas sim pensar num projeto que tenha a cara do povo
brasileiro. Essa é a crise que vivemos; o Brasil não tem soberania, está
totalmente dependente do capital internacional.
Colaborou Mateus Alves.
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