Correio da Cidadania

Editores do Correio da Cidadania lançam livro com coletânea sobre 2020

0
0
0
s2sdefault

Publicado pela Editora Terra Sem Amos, “O pior ano de nossas vidas” traz uma coletânea de entrevistas e artigos reflexivos a respeito do “ano da peste”. Trata-se de uma retrospectiva do Brasil na pandemia, sequestrado pela extrema-direita e um presidente que deliberadamente sabotou as políticas sanitárias, enquanto “a boiada passava”. O livro conta com uma entrevista de Roberto Romano, filósofo e professor aposentado na Unicamp, tradicional colaborador do jornal e que faleceu de covid-19 em 22 de julho.


Viver é perigoso

É um desafio para todos os comunicadores vender um livro que traz no título a sentença “o pior ano de nossas vidas”. Mais ainda quando tal ano foi emendado por outro que já o colocou no segundo lugar do pódio. Todos, ou quase, sabem da magnitude dos dias que nos massacram. No entanto, marcos históricos, como a pandemia que paralisou o mundo e destruiu milhões de vidas, necessitam registros. No caso brasileiro, mais ainda, pois a hecatombe se deu no exato momento em que produzimos nossa própria arma de autodestruição em massa.

Com anos de bagagem no jornalismo da contracorrente e acostumados a desilusões, nós do pequeno Correio da Cidadania consideramos necessário realizar essa pequena sistematização de toda a cadeia de acontecimentos ocorridos no Brasil em meio a uma pandemia que deixou 600 mil mortos até o momento da publicação do livro, ao mesmo tempo em que todos os instrumentos de construção do chamado “Estado de bem estar social” são violentamente atacados exatamente por aqueles que ocupam os poderes de Estado.

Um dia, quando terminarmos de contar os cadáveres e prejuízos acumulados, precisaremos de todo um arquivo que nos permita explicar de forma organizada o que houve por aqui: uma gravíssima pandemia virótica que matou centenas de milhares num momento de desmonte de todas as proteções ambientais e trabalhistas possíveis, a recuperação de discursos políticos e ideológicos que remetem à Idade Média e um culto ao armamentismo de um grupelho de ladrões e aventureiros que acaricia o golpe de Estado e a ditadura protofascista todos os dias, ainda tenham alcançado o poder dentro dos marcos democráticos.

É para isso que publicamos 2020: o pior ano de nossas vidas, coletânea de entrevistas e textos de um jornal da mídia sem capital que há décadas escuta as vozes que querem construir outro país, outro mundo. “Um mundo onde caibam todos os mundos”, como sintetiza a filósofa Deborah Danowski na conclusão deste livro.

Convidamos o leitor a se aventurar nesta leitura. Raiva e indignação com o absurdo que assaltou nossas vidas serão sentimentos inevitáveis ao se avançar nas páginas. Mas acreditamos que através das análises e reflexões aqui colocadas também se chega às armas da crítica, ferramenta indispensável para o dia de amanhã, o esperado e necessário dia da reconstrução.

Não existe mais o velho mundo onde depositávamos nossos sonhos de felicidade e conforto. Mas se chegamos até aqui é porque alguma sorte tivemos. Sorte que nosso querido e grandioso filósofo Roberto Romano, cuja sabedoria abre o trabalho aqui publicado, não teve, ao falecer pelo maldito vírus no dia 22 de julho.

Neste momento histórico, a indiferença a tudo o que se viveu é inaceitável. Temos um mundo a reinventar e ressignificar.

Boa leitura. E boas lutas!

Garanta o seu!

Há duas maneiras de adquirir o livro, a primeira é direto com a editora Terra Sem Amos, onde o livro está disponível por 30 reais e frete para todo o Brasil; ou através da nossa Rede de Apoio onde, apoiando o Correio com 50 reais mensais, você receberá o livro em sua casa, além, é claro, de ajudar a manter o nosso trabalho e o jornal funcionando.

Os primeiros 30 exemplares vendidos acompanharão o pôster “Ousar lutar, ousar vencer!”, confeccionado em papel reciclado 75g no tamanho A4, pela Editora Terra Sem Amos.

Rede de Apoio do Correio da Cidadania:
https://apoia.se/correiodacidadania 

Editora Terra Sem Amos:
https://terrasemamos.wordpress.com/2021/09/15/lancamento-o-pior-ano-de-nossas-vidas/ 

Ficha Técnica

Título: 2020: o pior ano de nossas vidas
Organização: Gabriel Brito e Raphael Sanz (Correio da Cidadania)
Editora: Terra Sem Amos
Ano: 2021
Páginas: 176 páginas
Preço: R$30,00

0
0
0
s2sdefault