Correio da Cidadania

CorreioCast 11: Ferrogrão (EF-170) e a exploração da Amazônia

0
0
0
s2sdefault



Ferrogrão, ou EF-170, é o nome dado ao projeto de ferrovia, carro chefe do Ministério de Infraestrutura, que cortaria a região amazônica de sul a norte, saindo de Sinop/MT até o porto de Miritituba, em Itaituba, no Pará, na bacia do Rio Tapajós – ao longo de mais de 900 km. Integrado a hidrovias e à rodovia BR-163, a ferrovia faria parte de um grande complexo de transportes, que levaria grãos do agronegócio do Mato Grosso e produtos da extração de madeira e minérios ao longo do trajeto, até o ponto onde seria possível sua saída para o mar.

O corte ao meio que pode promover ao longo da região amazônica, atravessando diversas terras indígenas e áreas de proteção ambiental, gerará incontáveis impactos socioambientais, como é fácil de imaginar especialmente levando em consideração a enorme quantidade de outros megaempreendimentos presentes na região, a exemplo do complexo de hidrelétricas na bacia do Tapajós, da própria Belo Monte que falamos no último programa, ou ainda dos projetos da Belo Sun de mineração de ouro também na Volta Grande do Xingu.

Para compreender esse megaprojeto, que o ex-ministro da infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas tentou vender em roadshow irregular para investidores estrangeiros em 2021, conversamos com a Telma Monteiro, ativista socioambiental, pesquisadora e educadora, que realizou uma importante pesquisa a respeito da EF-170. Além disso, Telma é pioneira na cobertura da pauta ambiental para os meios de comunicação alternativos do Brasil e, neste episódio, também comemoramos e rememoramos seus 10 anos como colunista do Correio da Cidadania.

Roteiro/Apresentação/Edição: Raphael Sanz e Gabriel Brito.
Trilha Sonora: Música indígena Guaraný Mbya – Reprodução Youtube

Ouça na sua plataforma de preferência:

Anchor / Spotify / Google Podcasts / Radio Public / Pocket Casts / RSS


Confira outros episódios do CorreioCast

Leia os artigos da Telma Monteiro no Correio da Cidadania

Conheça o Blog da Telma Monteiro


Leia também:

Kerexu Yxapyry: “Os povos indígenas querem participar da reconstrução do Brasil”

Ferrogrão: consolidando a invasão da Amazônia – Parte 1

Ferrogrão: consolidando a invasão da Amazônia (2)

Ferrogrão Roadshow 2021 e a exploração histórica da Amazônia

Projeto da Ferrogrão: “O Brasil está sendo rifado no exterior”

Guerras extrativistas na bacia do rio Tapajós: “nem o canto dos passarinhos estamos ouvindo”

Belo Monte é a forma de viabilizar definitivamente a mineração em terras indígenas – Coluna da Telma Monteiro (11/09/2012)

 

 

Gostou do podcast? Sim? Então entre na nossa Rede de Apoio e ajude a manter o Correio da Cidadania. Sua contribuição é fundamental para a existência do jornal.

0
0
0
s2sdefault