Lição de ética e
disciplina democrática

_fd

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organizou, entre os dias 2 e 12 de julho, um encontro de 1200 jovens sem-terra de todo o Brasil, oriundos de assentamentos e acampamentos. O curso foi realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Com idade entre 15 e 25 anos, os jovens sem-terra foram a Campinas com o intuito de adquirir uma formação ideológica e histórica sobre a realidade brasileira. O curso envolveu diversos temas e contou com a presença de personalidades como Sílvio Tendler, Chico Alencar, João Pedro Stedile, Gilberto Vasconcelos, Plínio de Arruda Sampaio, Juarez Soares, Frei Betto e Leonardo Boff.

Mais do que obter informações para suas próprias carreiras, os sem-terra estavam interessados em aprender para ensinar. A idéia dos jovens era, através das informações adquiridas no curso, continuar o trabalho e a missão que exerce o MST.

Na última quarta-feira, a reportagem do Correio acompanhou um dia do curso de formação dos jovens sem-terra em Campinas. O palestrante do período da tarde foi o cronista esportivo Juarez Soares, que falou sobre o papel dos meios de comunicação e do poder que a televisão exerce sobre a população.

Em sua exposição, o jornalista ressaltou o papel dos jovens sem-terra, que têm pela frente a grande missão de levar o movimento e o trabalho que o MST realiza hoje. A palestra durou cerca de três horas e metade de seu tempo foi consumido por um debate com os jovens.

As palestras aconteceram no Ginásio Poliesportivo da Unicamp, mesmo local onde ficaram alojados os jovens. A arquibancada, muito fria, servia de cama. Apesar de cansado, o público não desanimou e demonstrou grande satisfação em estar aprendendo um pouco mais sobre a realidade brasileira.

Para Aparecido Alves da Silva, de 20 anos, nascido no Mato Grosso do Sul, o importante é levar para o povo a visão que está aprendendo e, assim, poder lutar para quem tem e para quem não tem. Ronaldo Vieira de Souza, de 18 anos, de Novo Horizonte (MS), diz que pretende ajudar o movimento e passar todo o conhecimento adquirido no curso para as outras pessoas.

Dê a sua opinião sobre este artigo: envie um e-mail para correio@cidadanet.org.br



Copyright © 1999 Correio da Cidadania - Todos os direitos reservados
Autorizada a reprodução dos artigos desde que citada a fonte. Favor enviar cópia para a redação