Três
dias de greve de caminhoneiros, greve dos trabalhadores da fábrica paulista da Ford e o
início da marcha dos sem-terra a Brasília. Definitivamente, a semana que passou não foi
nada calma para o presidente Fernando Henrique Cardoso.
A eclosão dos três movimentos na mesma semana não estava programada. A
Marcha pelo Brasil Contra FHC tinha seu início marcado há muito tempo. Os caminhoneiros
organizaram seu movimento com alguns meses de antecedência, mas não o comunicaram aos
organizadores da Marcha. Já o imbróglio da Ford nasceu depois que o próprio governo
federal resolveu conceder regalias para que a multinacional instalasse outra fábrica na
Bahia.
O fato de metalúrgicos, sem-terra e caminhoneiros resolverem promover, ao
mesmo tempo, atos contra o governo, entretanto, não deve ser encarado como uma mera
coincidência. Há muito que a situação social vem se tornando extremamente difícil
para todas as categorias profissionais e sobretudo para os desempregados e excluídos.
Ainda é cedo para saber se se trata do início de uma onda de
manifestações contra o governo, mas há vários indícios de que a situação do
presidente da República não está nada boa. Pesquisas de opinião de órgãos da
confiança do governo indicam que a popularidade de FHC vai de mal a pior, e não foi por
outra razão que, já há algumas semanas, o presidente vem modificando sua estratégia de
marketing, procurando vincular sua imagem com a de jogadores de futebol, apresentadores
populares, artistas pseudo-religiosos etc.
Marcha: 10 mil no ato de lançamento
Para piorar a situação de FHC, dos movimentos
que começaram na semana passada, um está apenas no início e pode canalizar o sentimento
de revolta dos brasileiros para uma manifestação vigorosa contra o governo e sua
política econômica. A Marcha Pelo Brasil e Contra FHC coordenada pelo MST,
Consulta Popular, pastorais sociais, CUT, sindicatos e que tem o apoio de partidos
políticos de esquerda começou na última segunda-feira, 26, no Rio de Janeiro.
Mais de 10 mil manifestantes concentraram-se em frente à sede da Petrobrás e protestaram
contra a decisão do governo Fernando Henrique de acabar com o monopólio estatal do
petróleo, favorecendo grupos estrangeiros.
Líderes como João Pedro Stédille, dirigentes da CUT, senadores,
deputados federais e estaduais e integrantes do MST estiveram presentes e condenaram a
atitude do governo brasileiro, que vende todo o patrimônio público e coloca em risco a
soberania nacional. De acordo com os organizadores, a Marcha chega a Brasília apenas no
início de outubro, tempo mais do que suficiente para mobilizar os brasileiros revoltosos
com o governo.
Sem-terra e caminhoneiros
Na quarta-feira, os 850 trabalhadores rurais que partiram do Rio
encontraram-se com os caminhoneiros na Rodovia Washington Luiz, na altura de Duque de
Caixas. A confraternização, como não podia deixar de ser, foi grande.
Na quinta-feira, os sem-terra continuaram marchando e chegaram em
Petrópolis. Segundo informou por telefone Ivo Ribeiro de Ávila, militante do MST e um
dos marchantes, a situação era tranqüila e a população das cidades visitadas estava
animada para assinar os formulários que pedem o indiciamento de FHC por crime de
responsabilidade.
Os caminhoneiros, por sua vez, decidiram aceitar a proposta do governo e
terminaram, na quinta-feira, um vitorioso movimento. Eles reivindicavam a redução dos
preços dos pedágios, o aumento dos fretes, maior segurança e melhorias nas rodovias.
Assustado com a repercussão do movimento, que já ameaçava o
abastecimento das metrópoles brasileiras, o governo decidiu ceder. Prometeu aos
caminhoneiros o envio, num prazo de sete dias, de um projeto de lei ao Congresso, em
regime de urgência urgentíssima, para rever os critérios de pontuação na carteira dos
motoristas de caminhão por infrações de trânsito; a suspensão por 60 dias da
obrigatoriedade da pesagem dos caminhões nas balanças rodoviárias, até que seja
revista a sistemática de aferição. Além disso, o governo se comprometeu a examinar as
outras reivindicações e anunciou a suspensão de novos aumentos de pedágio e do
combustível.
Se ainda é cedo para afirmar que os três movimentos são o início de
uma série, os indícios estão cada vez mais fortes. Na noite de quinta-feira, 900
portuários e funcionários administrativos anunciaram que poderiam entrar em greve no
porto de Santos a partir de sexta-feira. O anúncio da greve foi o sificiente para que a
Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) negociasse com os trabalhadores. A
paralisação não ocorreu, mas foi mais um sinal em uma semana repleta de sinais.
*colaboraram Ana Júlia de Grammont e Laerte
Braga
Trabalhadores da Ford fazem manifestação
no centro de SP
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Na manhã da última quarta-feira, cerca de 500 trabalhadores da Ford
Ipiranga fizeram uma assembléia em frente ao Ministério da Fazenda, na Avenida Prestes
Maia, região central de São Paulo. Os manifestantes partiram da fábrica por volta das
9h, em uma passeata de cerca de sete quilômetros.
Em frente ao órgão do governo, uma faixa apresentava a seguinte frase:
"Acordo caranguejo. Cria 5000 empregos na Bahia e desemprega 7500 em São
Paulo." A Ford negou, na terça-feira (27), o pedido de garantia de emprego para
todos os funcionários do Estado de São Paulo, feito pelos dirigentes do sindicato dos
metalúrgicos durante reunião realizada na capital.
A proposta, segundo Paulo Pereira da Silva, presidente do Sindicato dos
Metalúrgicos de São Paulo, era baseada na hipótese da mudança da planta do Ipiranga
para as instalações da empresa no bairro do Taboão, em São Bernardo. Caso a
transferência realmente se consumasse, os sindicalistas queriam uma garantia de trabalho,
por escrito, por pelo menos um ano.
Os trabalhadores acreditam que a montadora esteja planejando centralizar a
industrialização de caminhões no Grande ABC e transferir a fábrica de carros para a
Bahia. Por isso, reivindicaram um artigo na Medida Provisória que garantisse a
manutenção de empregos.
O deputado José Genoíno destacou, em discurso, que "os empregos que
a Ford criará na Bahia representam o desemprego em São Paulo". "Essa empresa
recebe recursos públicos para se reestruturar", completou.
Segundo o representante da comissão de fábrica da Ford, Paulo Brasil, o
problema dos metalúrgicos da Ford não é exclusivo da categoria, mas reflexo de um
problema social mais amplo. Para ele, o apoio popular aos trabalhadores da Ford é de
extrema importância. "Vivemos em um país onde o presidente financia o desemprego e
é por esta razão que todos os trabalhadores precisam se unir", acrescentou.
(Ana Júlia de Grammont)
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