Peru: oposição pede a saída de Boluarte
- Detalhes
- Elaine Tavares
- 05/04/2023
Foto: Juan Carlos Cisneros / AFP / CP
O Congresso do Peru discutia ontem, 4, se admitia ou não a discussão de um pedido de vacância contra a presidente Dina Boluarte. A moção, que denunciava Boluarte pelas 45 mortes nos protestos de rua, foi encaminhada pelas bancadas de Peru Livre, Peru Democrático e Cambio Democrático, e apontou que “nunca na história do país um governo assassinou tanta gente em tão pouco tempo”. Também afirmou que o uso desmedido e desproporcional das Forças Armadas e Polícia Nacional precisa ter mais de um responsável, no caso, a presidente da República, que é chefe supremo das forças da ordem.
O debate no Congresso seguiu um rito bastante rápido. Os defensores da saída da presidente tiveram 10 minutos para apresentar os argumentos e os representantes de bancada terão cinco minutos para colocar suas posições. Os que não estiverem vinculados aos blocos tinham unicamente dois minutos.
No final, foram 67 votos contrários à sua remoção do cargo, 37 a favor e 10 abstenções. Por ora, Boluarte segue no cargo.
O Peru vive um momento bastante conturbado na sua história desde que este mesmo Congresso decidiu depor e mandar prender o presidente eleito Pedro Castillo depois que este decidiu fechar o parlamento que praticamente o impedia de governar.
Depois da prisão de Castillo e a nomeação de Boluarte – sua vice – como presidente, a população iniciou uma série de movimentos, atos públicos, marchas e greves gerais, exigindo o fechamento do Congresso e eleições gerais, demandas que foram violentamente reprimidas com a soma de 45 mortes.
Os protestos seguem acontecendo e a população insiste na necessidade de eleições gerais e a extinção do atual quadro do Congresso. A crise continua intacta.
*Gostou do texto? Sim? Então entre na nossa Rede de Apoio e ajude a manter o Correio da Cidadania. Ou faça um PIX em qualquer valor para a Sociedade para o Progresso da Comunicação Democrática; a chave é o CNPJ: 01435529000109. Sua contribuição é fundamental para a existência e independência do Correio.
*Siga o Correio nas redes sociais e inscreva-se nas newsletters dos aplicativos de mensagens: Facebook / Twitter / Youtube / Instagram / WhatsApp / Telegram
Elaine Tavares
Elaine Tavares é jornalista e colaboradora do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC