Eleições em El Salvador
- Detalhes
- Elaine Tavares
- 18/07/2023
O partido Nuevas Ideas, de El Salvador, definiu o nome do atual presidente Nayib Bukele como candidato à presidência nas eleições que acontecem em 2024. Ainda que a Constituição estabeleça em pelo menos sete artigos diferentes a impossibilidade da reeleição a Suprema Corte de Justiça decidiu no dia 3 de setembro que só o povo pode decidir se o presidente continua ou não, numa interpretação bastante questionada.
A mesma Corte, em 25 de julho de 2014, estabeleceu que o princípio de alternabilidade no exercício da Presidência da República exige o transcurso de dois períodos do cargo antes de uma eventual reeleição da mesma pessoa e proibiu o TSE de inscrever candidatura com vício igual ou similar.
É bom lembrar que os membros da Corte atual foram eleitos por maioria oficialista em maio de 2021, o que provavelmente aponta a mão de Bukele no processo. O atual presidente vem governando de maneira bastante autoritária sem qualquer respeito ao parlamento ou mesmo às leis e tem grande apoio popular.
Mas, apesar de sua candidatura à reeleição ser visivelmente inconstitucional os demais partidos, ainda que protestando, já anunciaram que vão participar das eleições e seguem elegendo os nomes que os representarão no pleito. Para se ter uma ideia até mesmo uma dobradinha que vive nos Estados Unidos está se colocando para disputar a presidência pelo tradicional partido ARENA.
*Gostou do texto? Sim? Então entre na nossa Rede de Apoio e ajude a manter o Correio da Cidadania. Ou faça um PIX em qualquer valor para a Sociedade para o Progresso da Comunicação Democrática; a chave é o CNPJ: 01435529000109. Sua contribuição é fundamental para a existência e independência do Correio.
*Siga o Correio nas redes sociais e inscreva-se nas newsletters dos aplicativos de mensagens: Facebook / Twitter / Youtube / Instagram / WhatsApp / Telegram
Elaine Tavares
Elaine Tavares é jornalista e colaboradora do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC