Correio da Cidadania

O Natal de 2023

0
0
0
s2sdefault

Sin tregua ni fin a las bombas, en Gaza queda comida para solo cuatro días
A cidade de Belém, onde supostamente nasceu o menino Jesus, que celebramos no Natal, fica na Palestina. Ele nasceu num tempo de conflito e ocupação de sua terra, acossada pelo Império Romano. Por isso mesmo seus pais tiveram de sair de Nazaré e ir para Belém, obrigados por um censo.

Agora, enquanto escrevo, já são mais de doze mil crianças mortas na Palestina. Eu disse 12 mil, muito mais do que na guerra contra o Iraque que durou 14 anos. Meninos, meninas, bebês. Assassinados dentro das escolas, dentro de hospitais, em suas casas bombardeadas, soterrados por tratores. Mortes premeditadas. Vítimas de um governo genocida. Um novo Herodes, disposto a destruir todo um povo, justamente matando as crianças. Essa é uma hora de dor. Não há o que celebrar.

Neste Natal não haverá palavras bonitas, nem riso, nem cerveja gelada. Só essa infinita perplexidade. Como pode o mundo ficar omisso diante de tal crueldade? O único gesto possível é o de desejar profundo que, assim como há 2023 anos, nasçam outras crianças palestinas, que resistirão, a despeito das bombas e dos homens da guerra. A Palestina vencerá! Em casa não haverá festa. Só essa dor, insuperável. Viraremos o ano sob essa infâmia do governo de Israel.

Meu desejo para esse Natal é que o menino Jesus chegue ao mundo aos milhares, gerado do ventre das mulheres palestinas. Essas inquebrantáveis mulheres que, apesar de todas as dores, continuam e continuarão chegando a Belém.

Abraço a todos que sentem o mesmo!

*Gostou do texto? Sim? Então entre na nossa Rede de Apoio e ajude a manter o Correio da Cidadania. Ou faça um PIX em qualquer valor para a Sociedade para o Progresso da Comunicação Democrática; a chave é o CNPJ: 01435529000109. Sua contribuição é fundamental para a existência e independência do Correio.

*Siga o Correio nas redes sociais e inscreva-se nas newsletters dos aplicativos de mensagens: 
Facebook / Twitter / Youtube / Instagram / WhatsApp / Telegram  

Elaine Tavares

Elaine Tavares é jornalista e colaboradora do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC

Elaine Tavares
0
0
0
s2sdefault