Correio da Cidadania

O IDH e as bobagens do governo e da oposição

0
0
0
s2sdefault

 

O Brasil ingressou no grupo dos países considerados de alto desenvolvimento humano pelas Nações Unidas. O dado consta do Relatório de Desenvolvimento Humano 2007/2008, divulgado nesta semana pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com dados referentes ao ano de 2005. Apesar disto, de acordo com o relatório, o Brasil caiu uma posição no ranking de países e está na 70ª posição.

 

Esta aparente contradição – melhora no índice de IDH e queda na posição no ranking – foi suficiente para permitir que governo e oposição tenham comemorado ou lamentado a notícia, de acordo com seus respectivos interesses. Os governistas, é claro, celebraram a entrada do Brasil no restrito clube das nações de alto índice de desenvolvimento humano e os oposicionistas insistiram na tecla de que o Brasil caiu no ranking.

 

Estatísticas, como se sabe, são sempre um prato cheio para manipulação. Neste caso particular, governo e oposição tentaram vender um peixe que não é bem o que poderiam entregar ao freguês.

 

Em primeiro lugar, é preciso observar que a posição do Brasil no ranking é vexaminosa – último lugar entre os países com desenvolvimento humano satisfatório. Ok, poderia dizer um empedernido lulista, mas quando Fernando Henrique era o presidente, o país jamais conseguiu estar na “primeira divisão”. Ora, Lula foi eleito em função da incompetência dos que governaram antes dele e a expectativa é que ele leve o Brasil a uma posição bem melhor do que a atual. Ser mais bem-sucedido do que o presidente FHC não pode ser motivo de júbilo, é mera obrigação.

 

Por outro lado, o argumento da oposição de que o Brasil “caiu no ranking” não resiste a uma análise lógica. O fato é que o Brasil melhorou em termos absolutos e outros países melhoraram um pouco mais. O que importa para o povão é se a sua situação melhorou ou piorou. Se a situação tivesse piorado e a de outros países, piorado mais, o Brasil teria subido no ranking, mas o povão estaria furioso como governo. É simples assim, não adianta fazer marola...

 

 

Luiz Antônio Magalhães é editor de política do DCI e editor-assistente do Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br).

 

Blog do autor: www.blogentrelinhas.blogspot.com

{moscomment}

Comentários   

0 #1 Por favor...Marcelo Del Mastro 01-12-2007 14:21
Luiz Antônio Magalhães...

Não precisa ser muito sábio para saber que "IDH satisfatório" é melhor do que ranking...
Melhor ainda que hajam mais países melhores do que o Brasil...
Não queremos medalha, queremos o mínimo de condição de vida, que pelo que parece, já estamos conseguindo...
Citar
0
0
0
s2sdefault