Geração pós-moderna
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- Frei Betto
- 12/06/2007
A pós-modernidade não nega a modernidade; antes, celebra
suas conquistas, como o positivismo entranhado nas ciências, a razão
tecnocientífica a pontificar sobre a intuição e a inteligência, o triunfo do
capitalismo em suas versões neoliberal e, agora, neofascista, contrapondo, por
via da guerra, o fundamentalismo econômico – o capital como valor supremo – ao
fundamentalismo religioso.
Frente ao darwinismo socioeconômico, a cultura mergulha em profunda crise. Os
valores monetários do mercado se sobrepõem aos valores morais da ética. Os
grandes relatos se calam, a história como processo se desacelera, as ideologias
críticas agonizam. O futuro recua perante o imperativo de perenização do presente.
Tudo se congela nessa idéia absurda de que a vida é ‘aqui e agora’. A velhice é
encarada como doença e a morte como abominação. A felicidade é reduzida à soma
de prazeres e os bens finitos mais cobiçados que os infinitos.
Sabe-se o que não se quer, não o que se quer. As utopias ruíram com o Muro de
Berlim. Maio de 68 não logrou expandir-se além das fronteiras do corpo liberto
do peso da culpa. Os projetos revolucionários quedaram como a estampa do Che
pregada na parede ou reproduzida na camiseta. “E há tempos nem os santos têm ao
certo / a medida da maldade. / Há tempos são os jovens que adoecem. / Há tempos
o encanto está ausente. / E há ferrugem nos sorrisos. / E só o acaso estende os
braços / a quem procura abrigo e proteção,“ canta Renato Russo.
Hegel nos ensinou a pensar a realidade e seu discípulo, Marx, a transformá-la.
Esqueceram-se do ensinamento bíblico de que é preciso mudar o coração de pedra
em coração de carne. O novo, na ciência e na técnica, não fez novo o coração
humano, agora assolado pelo sentimento de impotência, de fatalismo, de cinismo.
É a cultura do grande vazio respirada pelos jovens de hoje. Caminham de
Prometeu a Narciso e, no meio do percurso, deixam à margem o heroísmo de
Sísifo. Não lhes importa que a pedra role ladeira abaixo, importa é desfrutar
da vida.
Capitulados diante das exigências de construir o novo, olvidados Hegel e Marx,
as mudanças históricas sonhadas por minha geração de 68 agora se resumem ao
corpo, à moda, aos gostos e caprichos individuais. Na prateleira, a literatura
libertária é substituída por esoterismo, astrologia e auto-ajuda. Já que a
sociedade é imutável, há que desfrutá-la. E já que não se pode mudar o mundo,
ao menos há que encontrar terapias literárias que sirvam de vacina contra um
profundo sentimento de frustração e derrota.
Na ânsia de eternizar o presente, buscam-se artifícios que prolonguem a vida:
malhação, dietas, vitaminas, cirurgias estéticas etc. Urge manter-se
eternamente jovem. Velhice, rugas, obesidade, cabelos brancos, músculos
flácidos, perda de vigor juvenil e beleza física, eis os fantasmas que
amedrontam a alma lúdica, luxuriosa, de quem não sabe o rumo a imprimir à
existência. Como apregoa o Manifesto Hedonista (E. Guisan 1990), “o gozo
é o alfa e o ômega, o princípio e o fim.”
Privatiza-se o existir, encerra-se num individualismo que se gaba de sua
indiferença frente aos dramas alheios, e predomina a insensibilidade às
questões coletivas. A ética cede lugar à estética. A política é encarada com nojo
e, a vida, como um videoclipe anabolizado por dinheiro, fama e beleza.
Surge a primeira geração sem culpa, despolitizada de compromissos, repleta de
jovens entediados, céticos, insatisfeitos, fragmentados. Geração de reduzida capacidade
de maravilhar-se, entusiasmar-se, comprometer-se. Uma geração desencantada:
"Vivo en el número siete, / calle Melancolia, / quiero mudarme hace años /
al barrio de la alegria. / Pero siempre que lo intento, / ha salido ya el
tranvía / y en la escalera me siento, / a silbar mi melodía" (J.Sabina).
Agora cada um tem a sua verdade e ninguém se incomoda com a verdade do outro.
Nem se deixa questionar por ela. O diálogo face a face é descartado em favor do
diálogo virtual via internet, onde cada parceiro pode fingir o que não é e
disfarçar sua baixa auto-estima. Nas relações pessoais, inverte-se o itinerário
de minha geração, que ia do amor ao sexo; agora, vai-se do sexo ao sexo, na
esperança de que, súbito, desponte o milagre do amor.
Nesse nebuloso mundo pós-moderno, a visão é obscurecida. Perde-se a dimensão da
floresta, avista-se apenas uma ou outra árvore. Assim, fica-se indignado com a
violência urbana e clama-se pela redução da maioridade penal e pela pena de
morte. Quem se indigna com a violência estrutural de uma nação que condena
milhões de jovens à desescolarização precoce e ao desemprego?
Vale de (mau) exemplo a Justiça de Bush, que condenou a 100 anos de prisão o
soldado que, no Iraque, estuprou e matou uma jovem de 14 anos. Enquanto isso, a
chuva de bombas made in USA tira a vida de 700 mil iraquianos, sem distinguir inocentes,
crianças e idosos. Quem haverá de pagar por tamanha atrocidade?
Frei Betto é escritor, autor de “Treze contos diabólicos e um angélico” (Planeta), entre outros livros.
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