Correio da Cidadania

Bernie Sanders instala uma revolução política nas eleições dos Estados Unidos

0
0
0
s2sdefault

 

 

 

 

O movimento “Ocupe Wall Street” (Occupy Wall Street) surgiu em 2011 com manifestações ruidosas em centenas de cidades dos EUA.

 

Nelas o povo denunciava o controle da política e da economia pelos 1% mais ricos. Espalhando-se pelo país e chegando até o exterior, o movimento dava voz aos 99% mais pobres, à maioria da população, portanto, que num regime democrático é quem deveria governar.

 

No entanto, através de suas manipulações, o poder estaria nas mãos da minoria, dos 1% mais ricos, que impunham leis para os favorecer, mesmo prejudicando os 99%.

 

O Occuppy não durou mais do que alguns anos, mas deixou raízes que começaram a dar frutos nas prévias eleitorais do estado de New Hampshire.

 

Foi quando o candidato socialista anti-establishment, Bernie Sanders, derrotou a favorita, Hillary Clinton, que contava com imagem sólida, o apoio da máquina partidária dos democratas e vastos recursos providos por grandes empresas.

 

Quando Sanders lançou sua candidatura, a grande mídia considerou uma piada. Para o povo norte-americano socialismo seria algo semelhante a comunismo. Um candidato que ousasse se dizer socialista estaria praticando suicídio.

 

Além disso, quem era ele para pretender disputar contra Hillary Clinton, a candidata lógica à sucessão de Obama? Um senador com muito prestígio entre os jornalistas que cobriam o Legislativo, mas desconhecido pelo grande público.

 

Poucos sabiam que ele fora dos raros políticos que votaram contra a guerra do Iraque; contra o aumento de tropas no Afeganistão; contra as isenções de impostos aos ricos, do governo Bush; condenara os excessos de Israel na Guerra de Gaza, entre outras posições consideradas radicais.

 

Mas o socialismo de Sanders não assustava muito. Ele jamais falou em socialização de empresas ou desapropriações.

 

Focou sua campanha no combate às desigualdades sociais, defendendo leis que reduzissem os lucros das grandes empresas e melhorassem a vida da população.

 

Prometeu garantir universidade grátis para todos, num país onde cursar uma faculdade tem um custo extremamente alto.

 

Favorável ao OBAMACARE, Sanders o considera incompleto (deixa de fora os imigrantes ilegais). Daí seu projeto de saúde pública gratuita para todos.

 

Taxação das grandes fortunas, dobrar o valor do salário-mínimo, sair da Síria e do Afeganistão e investir maciçamente em infraestrutura para gerar 13 milhões de empregos são outras propostas do candidato socialista.

 

As ideias de Sanders foram desqualificadas pelos adversários que as taxaram de fantasias irrealizáveis.

 

Mas foram levadas a sério por um número crescente de pessoas que compareciam às apresentações do senador.

 

Sua posição nas pesquisas, que começou insignificante, cresceu continuamente. Ele passou a preocupar os responsáveis pela candidatura de Hillary Clinton. Especialmente nas prévias de New Hampshire, vencidas pelo candidato socialista.

 

E olhe que, nas prévias da eleição passada, Hillary Clinton derrotou Obama nesse estado.

A vitória de Bernie Sanders faz supor que algo está mudando nos EUA.

 

As pesquisas mostram que a maioria dos jovens é favorável a ele. A consciência despertada pelos jovens do Occupy Wall Street, de que chegou a hora de mudar um sistema injusto, parece ter se espalhado pelas universidades de todo o território dos EUA.

 

Por sua vez, a classe média, sempre dócil às manipulações dos políticos de sempre, começa a expressar revolta.

 

Ela empobreceu com a crise. Obama salvou os bancos, mas não seus clientes, que viram seu padrão de vida desabar.

 

O tamanho dessa revolta foi medido em estudo realizado por pesquisadores que atuaram nas campanhas dos dois partidos, o Project Smith.

 

Seus resultados refletem as mudanças radicais que estão acontecendo na América.

 

Conheça alguns deles:

- 72% de todos os norte-americanos acreditam que as razões pelas quais as famílias não tiveram sua condição econômica melhorada e o crescimento econômico do país está parado são a corrupção e o “capitalismo de clientela” em Washington;

 

– 75% acreditam que poderosos interesses usam campanhas e dinheiros dos lobbies para fraudar o sistema em seu benefício;

 

– Para 84% os líderes políticos estão mais interessados em proteger seus poderes e privilégios do que em fazer o correto;

 

– 78% acreditam que os partidos Democrata e Republicano são incapazes de promover mudanças porque ambos estão excessivamente focados nos interesses próprios;

 

- 80% acreditam que o governo federal tem como interesse principal cuidar de si;

 

– 75% acreditam que o governo federal não está trabalhando em favor dos interesses do povo.

 

Este quadro explica por si porque Bernie Sanders derrotou a poderosa Hillary Clinton em New Hampshire, considerado um dos estados mais politizados dos EUA.

 

Ao lado da descrença total nos políticos e nas instituições de governo, está latente o desejo por novas ideias e novos líderes independentes.

 

Sanders se enquadra perfeitamente nessas exigências. Que suas ideias são novas, é incontestável.

E ele é um político independente. Sempre foi. Somente filiou-se ao Partido Democrata para concorrer às eleições deste ano.

 

Apesar de encarnar os desejos do povo, tem poucas chances de conquistar sua candidatura a presidente dos EUA pelos democratas.

 

Hillary Clinton é uma adversária extremamente poderosa. Ela lidera as pesquisas nacionais. Há cerca de 10 anos é vista com admiração por amplos setores da opinião pública.

 

Sua imagem de honestidade e eficiência está firmemente estabelecida. Já ao socialista, embora com prestígio em ascensão, faltam apoios regionais de figuras de peso.

 

Mais do que isso, Sanders não tem o que Hillary Clinton tem de sobra: vastos recursos fornecidos pelas grandes empresas à sua campanha e quase toda a burocracia partidária.

 

Por fim, regulamentos internos do Partido Democrata parecem ter sido feitos sob medida para torpedear a candidatura Sanders.

 

Na decisão de escolha do candidato democrata, votam 4.700 elementos escolhidos pelos estados.

Mesmo que Sanders obtenha a maioria, pode acabar perdendo.

 

Regra profundamente antidemocrática do partido dá poder de voto a 700 deputados, senadores e líderes locais – aos donos do partido, enfim.

 

A maioria desse pessoal é por Hillary Clinton que, afinal, é um deles. A última pesquisa mostrou uma vantagem de 355 x 14 para ela.

 

É claro que, se a vantagem por Sanders nas prévias estaduais for marcante e existir uma onda nacional em seu favor, esse políticos profissionais podem acabar votando nele – afinal há eleições legislativas junto com as presidenciais e não convém desgostar o público.

 

Seja como for, Bernie Sanders já ficou como um marco no processo de conscientização do eleitorado estadunidense.

 

Poderia se dizer que o Occupy Wall Street lançou algumas sementes, que adicionadas ao desastre causado pelo establishment na grande crise ajudaram o povo a abrir os olhos. E começar a agir.

 

Leia também:


Corram que as eleições norte-americanas vem aí

Trump sabe o que diz


Luiz Eça é jornalista.

Website: Olhar o Mundo.

Comentários   

0 #1 RE: Bernie Sanders instala uma revolução política nas eleições dos Estados UnidosAlessandro 20-02-2016 11:59
O mesmo falaram do Obama . E o que ? Invasao da Libia , nova guerra fria .
Citar
0
0
0
s2sdefault