Correio da Cidadania

Devaneios imperiais

0
0
0
s2sdefault

Resultado de imagem para trump syria
Às vezes Donald Trump esquece que os EUA não são proprietários do planeta e sai com rompantes imperiais.

No seu livro “Medo”, o jornalista Bob Woodward, conta que, informado de que em áreas remotas do Afeganistão havia ricas reservas minerais, The Donald ordenou a um grupo de cortesãos que enviassem alguém para lá, a fim de “tomar isso para nós”.

Ninguém lhe mostrou que seria um absurdo total, mas tampouco se tomou qualquer atitude para obedecer ao chefe. Não foi necessário. O presidente nunca mais falou no assunto.

Recentemente, manifestou-se mais uma vez esta bizarra falta de interação presidencial com o mundo exterior.

Foi quando, depois de abandonar seus aliados curdos às iras da Turquia, o exército norte-americano deixou 200 homens para guardar os campos petrolífero de Deir ez-Zor. Trump explicou por que: “o que eu pretendo fazer, talvez, é fazer um acordo com a Exxon Mobil ou uma das nossas grandes companhias para ir lá e fazer as coisas certas... E espalhar a riqueza (CNBC, 28-10-2019)”.

Nos tempos do império romano, ou mesmo do império inglês, a metrópole poderia numa boa se apossar dos bens de nações sob seu domínio. Mas, desde o século 20, as coisas mudaram.

Nos nossos tempos, esse roubo das propriedades petrolíferas sírias, além de profundamente antiético, seria acoimado como violação de soberania, um crime segundo o direito internacional.

Não que os EUA não os cometa. Mas o fazem de modo disfarçado, invocando valores ínclitos como segurança, autodefesa, interesse nacional, etc. Nunca de maneira tão explícita e despudorada.

Talvez The Donald tenha sido influenciado pelos seus assessores quando, um dia depois, atribuiu um objetivo até discutível à operação militar estadunidenses. O petróleo da Síria seria uma prioridade da segurança nacional, as tropas de Washington ocuparam a área de Deir ez-Zor para proteger as reservas da região expostas ao deus dará.

Seguiram-se explicações mais detalhadas por elementos da administração ianque.

Ao anunciar o envio de mais tropas dos EUA para reforçar os soldados já instalados em Deir ez-Zor, Mark Esper, o secretário de Defesa, informou que o objetivo americano era impedir que as instalações petrolíferas caíssem nas mãos dos russos e dos sírios, aliados de Damasco e mesmo do Estado Islâmico (EI) (Defense News, 28-10-2019)

Concluímos que os EUA as roubaram do seu dono, o Estado sírio, para impedir que esse país, com a ajuda do seu aliado, o governo de Moscou, recuperasse o que era seu.

Dizer que guerra é guerra não vale. Ao que consta, há paz entre o país de Abraham Lincoln, tanto com a Rússia, quanto com a Síria.

Mas Esper alterou mais um pouco as motivações do seu país: “nós queremos nos certificar de que o SDF (movimento dos curdos, reforçado por milicianos árabes) tenha acesso aos recursos (de Deir ez-Zor) para guardar os prisioneiros (do EI) e armar suas próprias forças para nos dar assistência para derrotar o EI”.

Já seguiram para a Síria 400 soldados norte-americanos, muitos veículos armados e espera-se que, em breve, tanques os acompanharão. Há alguns reparos que devem ser feitos aos esclarecimentos de Esper.

O EI acabou como força militar organizada, mantém apenas alguns bandos espalhados no deserto, nenhum deles homiziado na região central do vale do rio Eufrates, que é onde fica Der ez-Zoir.

Parece que o governo Trump está oferecendo esse campo de petróleo aos curdos como prêmio de consolação, um presente para compensar o abandono dos seus fiéis aliados.

Provavelmente há outro objetivo envolvido. Pegou mal entre militares e congressistas o anúncio do presidente, há meses passados, de que seu exército sairia da Síria.

Para acalmar essa gente incômoda, ele teria tratado de tentar consertar aquela sua impulsiva decisão.

Tendo uma forte presença militar em Deir ez-Zor, o feliz marido da maravilhosa Melanie mantém os EUA na Síria, sem precisar voltar atrás, o que não seria bem visto pelo seu eleitorado.

E ainda alavancaria a influência do governo dos EUA na discussão do tão esperado acordo de paz na Síria, que parece estar perto.

Luiz Eça

Começou sua vida profissional como jornalista e redator de propaganda. Escreve sobre política internacional.

Luiz Eça
0
0
0
s2sdefault