Evento em memória da militância e testemunho de Plínio Arruda Sampaio
- Detalhes
- 17/09/2014
O golpe militar de 1964 e a igreja católica - compromisso com os movimentos de resistência e libertação
A segunda noite de debate dá sequência ao primeiro ocorrido no dia 14 de maio, cujo tema foi: “O GOLPE MILITAR DE 1964 E A IGREJA CATÓLICA ENTRE APOIO E RESISTÊNCIA”.
Será resgatada a caminhada da Igreja de Medellín, Puebla e Aparecida, no seu compromisso com os empobrecidos e sua libertação, e celebrada a memória de Plínio de Arruda Sampaio, militante católico, opositor ao golpe de 64, paladino da reforma agrária e da participação popular.
- Profeta e defensor da fé emancipadora da Teologia da Libertação, Plínio de Arruda Sampaio esteve sempre comprometido com as lutas pela Reforma Agrária.
- Depois do golpe militar, teve os direitos políticos cassados e viveu no exílio.
- Incansável defensor dos movimentos sociais e de suas lutas, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual se separou ao discordar das mudanças no rumo original.
- Engajou-se na campanha das Diretas Já- 1984.
- Em 2010, foi candidato à presidência da República pelo PSOL.
- Faleceu aos 83 anos, no dia 08 de julho/2014.
- A CNBB lembrou-o como “exemplo do cristão na política”.
ENTRADA FRANCA
Debatedores:
Waldemar Rossi – Pastoral Operária
- Os operários na resistência à ditadura, na recuperação dos direitos trabalhistas e da organização sindical e política dos trabalhares. Testemunho sobre Plínio, educador da militância.
Francisco Whitaker – Fórum Social Mundial, Comissão Brasileira de Justiça e Paz.
- A resistência a partir sociedade civil e a participação da Igreja na redemocratização país – Testemunho sobre a militância cristã do Plínio: da JUC à política partidária ao lado dos movimentos e causas populares.
Marietta Sampaio – Companheira de fé e caminhada do Plínio.
- Testemunho sobre o Plínio, homem de fé e esperança.
Membros do Fórum de Participação da V Conferência de Aparecida:
Associação de Escolas Católicas (AEC/SP), Assessoria da Comissão Ampliada das CEBs, Casa da Solidariedade da Região Ipiranga/SP, Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), Centro de Defesa dos Direitos da Criança/SP, Conselho Indigenista Missionário (CIMI/SP), Comissão Pastoral da Terra (CPT/SP), Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo (CLASP ), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB - Regional/SP), Pastoral da Moradia, Grito dos Excluídos, Missionários Combonianos, Pastoral da Mulher Marginalizada; Pastoral Operária, Pastoral do Menor Estado/SP, Paulinas Editora, Serviço de Pastoral ao Migrante (SPM), Jubileu Sul Brasil, Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/CAALL
Dia: 18 de Setembro de 2014 - Quinta-feira
Horário: 19:00 às 21:00 hs
Local: AUDITÓRIO PAULINAS - Sobreloja da Livraria Paulinas
Rua Domingos de Morais, 660 – São Paulo - SP (ao lado do Metrô Ana Rosa).
INFORMAÇÕES: CESEEP Tel.: 011-3105-1680; PASTORAL OPERÁRIA: Tel.: 011- 2695 0404: SPM: Tel.: 011-2063 7064; PAULINAS: Tel.: 011-5081-9330.