Moradores do Extremo Sul organizam três dias de "linhas populares" para denunciar a falta de transporte
- Detalhes
- 13/05/2015
Após protesto na Barragem, quinta-feira é a vez dos bairros do Juza e do Bosque do Sol.
Desde a manhã desta terça-feira (13), uma “linha popular” de ônibus circulou gratuitamente no bairro da Barragem, extremo sul da capital. O objetivo da ação, organizada por moradores a partir do dinheiro levantado em rifas e festas nas comunidades, é denunciar a total inexistência de transporte público na região e exigir do poder público a criação de uma linha regular.
Há anos moradores de diferentes bairros da região de Parelheiros, como a Barragem, Marsilac, Juza e Bosque do Sol, lutam pela criação de linhas de ônibus. Em abril, um grupo de moradores chegou a invadir uma aula do prefeito Fernando Haddad, que se comprometeu em marcar uma reunião para resolver o problema no dia 16 ou 23 (vide gravação: https://youtu.be/b1wrIoJW8aM). Até o momento, porém, não houve qualquer confirmação de data.
Cansados de esperar, os moradores organizam esta semana três dias de “linhas populares” gratuitas em cada um de seus bairros. Após o sucesso da linha da Barragem, amanhã (14) será a vez do ônibus circular na Estrada do Juza e no Bosque do Sol, e sexta-feira (15), no Marsilac.
Sem transporte, a população é forçada a caminhar quilômetros diariamente até o ponto mais próximo. Já foram inúmeras promessas do poder público – parte das linhas já foi aprovada pela SPTrans e pelo Meio Ambiente –, mas nada saiu do papel. Por isso, se o governo não faz, o povo faz por si só.
Chega de andar a pé! Todo poder ao povo!
AGENDA:
Dia 14/05, quinta-feira: Linha popular no JUZA e BOSQUE DO SOL (início no Pq. Oriente - Estrada do Juza - Bosque do Sol - Term. Varginha). Local de referência: Igreja Católica S. José – Rua Estalides, s/n.
Dia 16/05, sexta-feira: Linha popular no MARSILAC (trajeto: Paiol/Mambu - Ponte Seca - km. 49/Marsilac). Local de referência: UBS Don Luciano Bergamin – Estrada da Ligação, s/n.
Horário: Preferencialmente entre as 5h e 10h da manhã.