Audiência Pública cobra reintegração dos metroviários demitidos durante greve
- Detalhes
- 20/05/2015
Nesta quinta-feira, 21, na Assembleia Legislativa de São Paulo, acontecerá a Audiência Pública pela reintegração dos metroviários demitidos durante a greve de junho do ano passado. A justiça já determinou a readmissão dos 37 funcionários, mas eles só devem ser reintegrados quando não houver mais possibilidade de recurso, já que o Metrô detém uma liminar que impede a readmissão.
Com o tema “Lutar não é crime! Reintegração dos metroviários já!”, a audiência será realizada para fortalecer e acelerar a readmissão, com base na injustiça e ilegalidade no processo de demissão, já considerado inválido pelo Juiz Thiago Melosi Sória, do TRT.
A demissão ocorreu por determinação do governador Geraldo Alckmin porque os funcionários participavam da greve que pedia aumento salarial. A denúncia dos metroviários é de que as demissões foram motivadas por uma decisão política e arbitrária de Alckmin, já que o direito de fazer greve está garantido na Constituição.
A proposta da audiência é discutir a situação dos trabalhadores demitidos e a violação ao direito de greve, bem como ao final da audiência pública será elaborado um relatório das ilegalidades e arbitrariedades cometidas pelo governo Alckmin contra os trabalhadores no exercício do direito de greve. Esse relatório deverá ser encaminhado para a OIT (Organização Internacional do Trabalho).
A Audiência é uma iniciativa dos deputados Raul Marcelo e Carlos Giannazi do PSOL, e da deputada Leci Brandão do PCdoB.
Convite para Audiência Pública
Tema: Lutar não é crime! Reintegração dos metroviários já!
Data: 21 de maio de 2015 (quinta-feira)
Local: Assembleia Legislativa, Auditório Franco Montoro.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo.
Horário: 17h30