Correio da Cidadania

Mostra gratuita de cinema enfoca mundo do trabalho

0
0
0
s2sdefault

A sexta edição da Ecofalante será de 1º a 14 de junho em São Paulo

As principais salas de cinema e espaços culturais da cidade de São Paulo receberão a 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, maior festival dessa temática no Brasil, na primeira quinzena em junho.

Consagrada por exibir em sessões gratuitas produções inéditas de todas as partes do mundo e promover debates sobre temas socioambientais, a Mostra inova ao agrupar os filmes em eixos temáticos como Trabalho, Alimentação & Gastronomia. Também são destaques da programação:

•    Homenagem ao cineasta Vincent Carelli (dos premiados “Corumbiara” e “Martírio”);

•    Retrospectiva histórica focalizando a Amazônia no imaginário cinematográfico brasileiro (com filmes de André Luiz Oliveira, Carlos Diegues, Gustavo Dahl, Hector Babenco, Hermano Penna e Zelio Vianna);

•    Sessão especial de “Eis os Delírios do Mundo Conectado”, do consagrado diretor alemão Werner Herzog;

•    Mostra Contemporânea Internacional, Competição Latino-Americana e Concurso Curta Ecofalante.

 
“Martírio”, de Vincent Carelli

Vincent Carelli, homenageado da Mostra Ecofalante 2017, é indigenista e premiado documentarista. Além de seus longas-metragens recentes (os elogiados “Corumbiara” e “Martírio”), a programação inclui títulos marcantes do projeto Vídeo nas Aldeias, criado pelo cineasta nos anos 1980.

Do polêmico diretor Werner Herzog (de “O Sobrevivente” e “Vício Frenético”), a sessão especial de “Eis os Delírios do Mundo Conectado” apresenta uma abordagem sobre o mundo virtual, desde as origens até os desenvolvimentos mais impactantes na vida.

 
“Eis os Delírios do Mundo Conectado”, de Werner Herzog

“A Amazônia no Imaginário Cinematográfico Brasileiro” é o tema do Panorama Histórico deste ano, que reúne obras premiadas do período de 1974 a 1991, realizadas por Hector Babenco, Carlos Diegues, Zelito Vianna, Gustavo Dahl, Hermano Penna e André Luiz Oliveira.

Já a Mostra Contemporânea Internacional, voltada a produções recentes selecionadas nos principais festivais de cinema do planeta, é organizada em sete eixos temáticos: alimentação & gastronomia; cidades; contaminação; economia; mudanças climáticas; povos & lugares; e trabalho.

Cada eixo é tema de um debate com a participação de especialistas renomados que oferecem análises sobre os principais filmes.

 
“Máquinas”, filme do novo eixo Trabalho

Estão nesta edição da Competição Latino-Americana 32 produções representando sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México e Uruguai. A seleção é resultado do crescente interesse dos realizadores da região: em 2017, foram recebidas
374 inscrições, aumento de 66% em relação ao ano anterior.

A segunda edição do Concurso Curta Ecofalante procura também incentivar a produção temática socioambiental. Premia filmes de estudantes universitários e de escolas técnicas de audiovisual, além de promover a exibição dos melhores trabalhos no Circuito Universitário e na Mostra Escola Ecofalante. São iniciativas dedicadas à reflexão e ao debate promovidas pela Ecofalante.

Todas as sessões, gratuitas, são realizadas nos seguintes cinemas: Cine Reserva Cultural, Cine Caixa Belas Artes, Fábricas de Cultura e no Circuito SPCine: Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Centro Cultural Cidade Tiradentes, Biblioteca Roberto Santos e unidades dos CEUs (Centro Educacional Unificado).

A 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante, do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. É uma correalização da SPCine e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Tem patrocínio da Sabesp e da Pepsico, com apoio da Goodyear, White Martins, da Guarani – Mais que açúcar e do Instituto Clima e Sociedade. É possível graças à Lei de Incentivo à Cultura e ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC).

0
0
0
s2sdefault