Última chance para acabar com as novas metas dos agrocombustíveis da UE
- Detalhes
- Andrea
- 05/12/2008
No dia 17 de dezembro de 2008, o Parlamento Europeu vai votar duas leis: as Diretrizes para a Energia Renovável e as Diretrizes para a Qualidade do Combustível. Cada uma delas irá criar o longo-prazo à expansão das grandes plantações de agrocombustíveis (2020). Ambas as Diretrizes se aprovadas irão fixar altas metas de longo prazo para o uso de agrocombustíveis. Isto irá resultar em mais investimentos em monoculturas para alimentar os carros da Europa às custas das florestas, dos produtores familiares, dos povos indígenas, da produção de alimentos e da biodiversidade.
Estas Diretrizes fazem parte do pacto do clima da União Européia – os agrocombustíveis demonstram que ajudam o clima, mas podem aumentar o aquecimento global. Agora os agrocombustíveis já são uma das maiores causas do desmatamento nos trópicos. Estes ecossistemas são importantes para a estabilização do clima global.
Mais de 200 ONGs do Norte e do Sul do Planeta pediram à União Européia a moratória dos agrocombustíveis (www.econexus.info). Existem também moratória nos EUA, Austrália, Paraguai, Argentina e África.
Por favor, assine a Carta e peça aos Parlamentares que Não sacrifiquem o clima, os povos, os alimentos e a biodiversidade em nome de uma falsa "energia renovável".
Os Parlamentares precisam falar Não às propostas de lei e precisam promover leis melhores e mais efetivas para a promoção da energia sustentável e medidas reais e eficazes para o combate à mudança climática.
Mais informações em: www.salveaselva.org