Mesa do Fórum debaterá criminalização dos movimentos sociais
- Detalhes
- Andrea
- 28/01/2009
As tentativas de criminalização dos movimentos sociais serão discutidas na 9ª edição do Fórum Social Mundial. No dia 29 de janeiro, será realizada uma mesa de debates sobre o tema, com a presença de Ruben Siqueira, da CPT. A meta é socializar a discussão com todos os movimentos sociais que estão participando do FSM e construir uma rede nacional de informações como forma de resistência. A organização da mesa de debates é do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região.
Local: UFPA Profissional – Pavilhão Ip, Sala Ip 11.
(Av. Perimetral, Terra Firme – Belém/PA)
Data: 29 de janeiro de 2009
Horário: 14h – 17h
Programação:
14h – Abertura
14h10 – Apresentação do vídeo: Manifesto contra a criminalização da pobreza e a violência policial.
14h30 – A criminalização da pobreza e dos Movimentos sociais. A responsabilidade social e política do poder judiciário em face dos conflitos sociais.
Expositor: Dr. José Henrique Rodrigues Torres (Juiz da Vara do Júri de Campinas, Diretor do Fórum de Campinas, Membro da Associação dos Juízes para a Democracia e professor da Faculdade de Direito da PUC de Campinas).
15h – A criminalização dos Movimentos sociais. Um olhar a partir da experiência concreta.
Expositor: Ruben Siqueira (Agente da CPT, Assessor dos Movimentos sociais no Nordeste, em especial no Semi-Árido e na Bacia do São Francisco, Mestre em Ciências Sociais).
15h30 – A criminalização dos Movimentos sociais: A ofensiva do capital e a violência policial – uma experiência com trabalhadores metalúrgicos de Campinas e região.
Expositor: Jair dos Santos (Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região).
15h45 – Participação no Plenário (3 minutos)
16h30 – Considerações finais e encaminhamentos
17h – Encerramento
"A luta dos trabalhadores do campo não pode ser tratada como caso de polícia"
Fonte: CPT.